Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Feira da Agricultura familiar é um dos destaques da Fenadoce

06 junho
09:09 2017

O saber fazer doces coloniais será resgatado pela Embrapa e IPHAN

Oficina, com duração de três dias, vai capacitar produtores doceiros a viabilizar o registro geográfico da região de Pelotas. Ação faz parte do plano do APL Alimentos em paralelo a Feira de Agricultura Familiar.

A Embrapa participa da realização da 25ª Fenadoce, que acontece até o dia 18 de junho, no Centro de Eventos, em Pelotas com uma proposta similar ao ano passado de fortalecer a produção agrícola regional. A Empresa vai estar em espaço destinado à feira da agricultura familiar ao destacar a força do Arranjo Produtivo Local (APL Alimentos) na Metade Sul do Estado. Também tem destaque uma oficina, realizada entre a Embrapa e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), para treinamento sobre Patrimônio, Cultura Imaterial, Agricultura Tradicional e Sociobiodiversidade, a qual realizará o registro geográfico da região de Pelotas, enquanto produtora de doces.

OFICINA PATRIMÔNIO IMATERIAL

O destaque da participação da Embrapa na Fenadoce em 2017 é a oportunidade de realização da Oficina Patrimônio, Cultura Imaterial, Agricultura Tradicional e Sociobiodiversidade, de 6 a 8 de junho, nas dependências da Estação Experimental de Cascata (EEC), base física da Embrapa, na Cascata, km88 da BR392. A Oficina é o resgate do conhecimento do agricultor, a história da sua vida e da agricultura local. Será desenvolvida com palestras, trabalhos em grupo e debates.

Essa capacitação dará início ao encaminhamento do registro geográfico da região de Pelotas, enquanto produtora de doces. “Vamos começar com o processo de salvaguarda do conhecimento das famílias produtoras, especialmente, dos doces coloniais”, explicou Daniel Aquini, coordenador do APL Alimentos, cuja ação faz parte do Plano. Dentro da programação está prevista uma visita dos oficineiros à Fenadoce, para conhecerem os agricultores e os produtos doceiros, além da realização de uma leitura da paisagem que será feita ao se deslocarem às propriedades tradicionais em doces coloniais, na sua maioria, localizados no interior do município de Morro Redondo,RS.

Estarão presentes representantes, além das instituições realizadoras, de quatro superintendências estaduais do IPHAN – Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo – e também de quatro unidades da Embrapa, além das agroindústrias e famílias de produtos doceiros.

A Oficina é uma promoção conjunta do APL Alimentos, IPHAN, Embrapa Clima Temperado, Prefeitura Municipal de Pelotas, Emater/RS-Ascar, Sebrae, UFPel,UCPel e Sindicato das Indústrias de Conservas de Pelotas.

FEIRA da Agricultura Familiar está maior este ano

FEIRA da Agricultura Familiar está maior este ano

AGRICULTURA FAMILIAR

Em paralelo à Oficina, está acontecendo  a Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, Emater/RS-Ascar, Fetag, Fetraf e APL Alimentos.

De 2016 para este ano, cresceu a participação dos agricultores, passando para 50 empreendimentos, que oferecem produtos oriundos da agricultura familiar e da alimentação orgânica. O espaço também foi modificado nesta edição, e agora, a instalação dos agricultores está ao lado da Cidade do Doce.

A unidade de pesquisas local participa da Feira da Agricultura Familiar, promovendo a organização e a articulação de agricultores familiares com a comercialização de produtos, estabelecendo o circuito de cadeias curtas de comercialização. Ali, o visitante encontra produtos coloniais, desde salames, queijos, ovos, vinhos, hortaliças, doces, mel e artesanato, entre outros produtos produzidos na região, ao valorizar o saber fazer local.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções