Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Fenadoce 2022 conta com 46 empreendimentos da agricultura familiar

Fenadoce 2022 conta com 46 empreendimentos da agricultura familiar
06 junho
11:20 2022

Evento gastronômico, que se iniciou na sexta (3/6) e segue até 19/6 em Pelotas, tem apoio institucional do Governo do Estado

O espaço da agricultura familiar na Fenadoce, que se realiza em Pelotas até o dia 19 de junho, reunirá produtos de 34 agroindústrias do Rio Grande do Sul. São itens como vinhos, doces e compotas, queijos, embutidos, melado e rapadura, sucos de frutas e nozes provenientes de 24 municípios gaúchos. Fazem parte dos 46 estandes também, três empreendimentos de plantas e flores e nove de artesanato. O pavilhão da agricultura familiar tem o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

“O apoio da secretaria às feiras fortalece o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), política voltada a fomentar, incentivar e valorizar as agroindústrias. Assim, a retomada das feiras presenciais, colabora com o processo de recapitalização e manutenção das atividades das nossas agroindústrias”, afirma a diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa), Bruna Fogiato.

Os empreendimentos interessados se inscreveram por meio da Emater e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, e todas as agroindústrias presentes fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF). O programa, criado através do Decreto 49.431/12, tem, entre as suas diretrizes, o estímulo à realização de feiras municipais, regionais e estaduais.

A 28ª edição da Fenadoce se iniciou na sexta-feira (3/6). Este ano, a feira tem como tema “Doces (re)encontros” e vai prestar uma homenagem aos 210 anos de Pelotas, celebrados em julho. Além da feira da agricultura familiar, a programação da Fenadoce contará com atrações na Cidade do Doce, Festival de Gastronomia, Espaço Sebrae, Rodada de Negócios, Parque de Diversão, Fenashow e Fenadoce Cultural.

Evento gastronômico que promove a cultura doceira de Pelotas, a Fenadoce é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Pelotas e Câmara Municipal de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções