FENADOCE : Agroindústria familiar marca presença
Na Fenadoce 2019, a agroindústria familiar marcará presença. O evento começa hoje, às 14h, em Pelotas. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) apoia a montagem de 61 estandes que abrigarão 65 empreendedores rurais dos segmentos de laticínios, embutidos, doces, bebidas, panificados, artesanato, plantas e flores.
“A Fenadoce é espaço que se consolidou para os agricultores familiares mostrarem seus produtos, fazerem venda direta e prospectarem futuros negócios”, destaca o secretário Covatti Filho.
A agroindústria Negrello, de Barão, participa pela segunda vez da Fenadoce com sua linha de frutas cristalizadas e desidratadas. “O ano passado foi um sucesso, superamos todas as expectativas, porque apesar de estar no meio de uma feira de muitos doces, o nosso produto é à base de frutas cristalizadas, um diferencial”, comemora o proprietário da agroindústria, Rogério Negrello. “O que mais o pessoal gostou foram das frutas desidratadas, como figo, abacaxi, maçã e pêssego. E neste ano vamos levar mais.”
Além de Barão, os produtores que participam da feira vêm de outros 39 municípios gaúchos, a maioria da Metade Sul. O município com maior participação é Pelotas, com dez empreendimentos, entre agroindústrias, flores e artesanato. Na sequência aparece São Lourenço do Sul, com seis, entre sucos, doces, panificados, flores e artesanato.
As agroindústrias participantes de feiras apoiadas pelo Estado estão inscritas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). A Fenadoce tem apoio da Emater, da Embrapa Clima Temperado, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf).
A Fenadoce vai até 23 de junho e celebra neste ano o Patrimônio Nosso, inspirado no registro realizado em 2018 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que consagrou Pelotas como Patrimônio Cultural Brasileiro, material e imaterial.