Diário da Manhã

segunda, 18 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

FINAL DO GAUCHÃO : Grêmio coloca mãos na taça

FINAL DO GAUCHÃO : Grêmio coloca mãos na taça
02 abril
08:46 2018

O Brasil terá mesmo que se contentar com o vice-campeonato gaúcho, o que não é pouco. Afinal, a última vez em que o Xavante ficou em segundo lugar foi em 1983, quando era treinado por Luiz Felipe Scolari. A goleada de 4 a 0, neste domingo, na Arena, em Porto Alegre, deixou o Grêmio com mão na taça. O jogo de volta, dia 8, no Bento Freitas, servirá para o Tricolor confirmar a retomada da hegemonia no futebol estadual, porque não ganha o Gauchão desde 2010.

No primeiro tempo, o jogo transcorreu de maneira favorável ao Brasil. O esquema de jogo de Clemer deu resultado. A marcação foi eficiente e os lances de contragolpe ameaçadores ao time da capital. O Grêmio só teve uma chance de gol – chute de Jael, aos 13 minutos, para boa defesa de Pitol -, apesar de ficar com a bola. Era um domínio improdutivo. O Xavante teve a oportunidade de sair na frente, aos 29, quando Artur cruzou da esquerda e Calyson concluiu de cabeça, mas a bola foi para fora.

Ramiro marcou o último gol gremista na Arena

Ramiro marcou o último gol gremista na Arena

EXPULSÃO – A expulsão de Eder Sciola, aos 44 minutos, mudou o rumo da partida. Logo aos 48 segundos da segunda etapa, o Grêmio fez 1 a 0. Depois da troca de passes, Jael deu assistência para Everton, que apareceu livre na frente de Pitol para abrir o placar. O Brasil ainda respondeu num chute perigoso de Valdemir, mas em seguida tomou o segundo gol. A bola chegou na área, Jael cabeceou, Pitol fez grande defesa e Alisson – mesmo atrapalhando, tentando duas vezes – completou para rede.

Cedo na segunda etapa, a vitória do Grêmio estava encaminhada. Aos 23 minutos, Jael dá uma assistência de letra para Everton, que chuta com estilo, fora do alcance de Marcelo Pitol: 3 a 0. O quarto gol registrou algo raro: falha de Pitol. Ramiro cobrou uma falta da intermediária, a bola quicou e passou por debaixo do corpo do goleiro. O Grêmio teve ainda uma bola no poste em conclusão de Everton. Quando Alisson Farias teve a chance de descontar, Marcelo Grohe fez ótima defesa.

O jogo de domingo é encarado como a oportunidade de fazer uma despedida festiva do Gauchão, conquistando vitória diante do Grêmio. “Esse grupo está de parabéns, pois tem conquistado muitas coisas boas nestes últimos anos. Estamos saindo de cabeça erguida”, definiu Leandro Camilo. O Brasil chegou à decisão com a melhor campanha. Perdeu apenas três vezes em 16 partidas – e duas dessas derrotas foi diante do Grêmio, que é apontado como um dos melhores times do país.

Lance polêmico da decisão: Sciola faz falta em Luan e é expulso

Lance polêmico da decisão: Sciola faz falta em Luan e é expulso

Só perde título se time relaxar

O susto nas quartas de final do Gauchão, quando o Grêmio viu ameaçada cômoda vantagem da vitória de 3 a 0 no jogo de ida diante do Internacional, perdendo por 2 a 0 no Beira-Rio, faz com que o discurso seja de cautela para a partida de volta, domingo, no Bento Freitas. O técnico Renato Portaluppi reconhece, porém, que o Grêmio só perde o título se for para ele mesmo.

“Se o Grêmio entrar determinado, será muito difícil o Brasil tirar (o título). Mas se você entra relaxado e sentado na vantagem, isso pode ocorrer”, afirmou Renato, que está perto de conquistar o Gauchão pela primeira vez como técnico. Ele já levantou a taça do estadual por duas vezes (em 1985 e 1986) como jogador. “O Grêmio não é campeão ainda. Seguiremos respeitando muito o adversário. Tem mais 90 minutos no domingo”, concluiu.

Renato mantém discurso de cautela para jogo da volta

Renato mantém discurso de cautela para jogo da volta

Antes do reencontro com o Brasil, o Grêmio terá seu segundo jogo pela Libertadores. Na quarta-feira, às 19h15, enfrenta o Monagas (Venezuela), em Porto Alegre.

GRÊMIO

Marcelo Grohe

Leo Moura (Alisson)

Geromel

Kannemann

Bruno Cortez

Maicon (Jailson)

Arthur

Ramiro

Luan

Everton

Jael (Thony Anderson)

Técnico: Renato Portaluppi

 

BRASIL

Marcelo Pitol

Eder Sciola

Leandro Camilo

Heverton

Artur

Leandro Leite (Vacaria)

Toti (Ednei)

Valdemir (Mossoró)

Calyson

Alisson Farias

Técnico: Clemer

  • Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
  • Árbitro: Anderson Daronco
  • Assistentes: José Eduardo Calza e Leirson Peng Martins
  • Cartões amarelos: Leo Moura e Ramiro (G); Artur, Eder Sciola, Pitol, Alisson Farias e Valdemir (B)
  • Expulsão: Eder Sciola (43min do primeiro tempo)
  • Gols: Everton (48segundos e 23min), Alisson (9min) e Ramiro (30min do segundo tempo)

 

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções