Força-tarefa para combate ao mosquito começa em Pelotas
A prefeitura dá início nesta terça-feira (19/01/2016) uma força-tarefa para combater o Aedes aegypti – mosquito responsável pela transmissão do vírus zika, além da febre chikungunya e a dengue. A iniciativa visa atuar de forma preventiva, para dialogar com a população, fornecer informações para evitar a existência de criadouros do mosquito e realizar um trabalho de fiscalização, limpeza, coleta e retirada de materiais propensos ao acúmulo de água parada.
Hoje das 8h às 16h, o atendimento será instalado na rua Darcy Xavier, próximo ao número 316, local onde foi identificado em dezembro, dois dos três focos do mosquito (larvas). Profissionais especializados estarão no local atendendo a população e prestando informações.
A força-tarefa vai contar com quatro caçambas coletoras de lixo, caminhões e retroescavadeira para auxiliar na retirada dos materiais. Os moradores que não conseguirem levar seus materiais podem contatar a equipe e solicitar o transporte do lixo.
A ação será realizada uma vez por semana em diferentes locaia da cidade. A partir do ponto de delimitado para a força-tarefa, a ação atingirá um raio de 500 de abrangência. Paralelo a isso, a prefeitura segue com o trabalho de visitas domiciliares, mapeamento das áreas prioritárias, controle mecânico e químico dos criadouros, orientação nos estabelecimentos comerciais, distribuição de material informativo e acompanhando casos suspeitos.