GAUCHÃO 2015 : Quatro devem cair
O Campeonato Gaúcho de 2015 deve ter quatro equipes rebaixadas. Já outras duas irão subir da Divisão de Acesso para a edição de 2016, quando a elite do futebol do Rio Grande do Sul será composta por 14 times. Esta é a tendência do momento confirmada nesta quarta-feira pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto. O assunto será tema de reunião na próxima terça-feira, com a presença de dirigentes dos clubes da Série A.
A possibilidade que seis equipes viessem a ser rebaixadas no próximo ano para atender os interesses da emissora de televisão, que transmite os jogos do Gauchão, e da Dupla Gre-Nal motivou um encontro de representantes dos clubes nesta quarta em Porto Alegre. O Brasil esteve representado pelo vice-presidente financeiro Carlos Renato Moreira e pelo diretor executivo Fabrício Marin. Os presentes à reunião decidiram não revelar nada à imprensa, enquanto a decisão não for levada ao conhecimento de Novelletto.
Mas o presidente da FGF andou na frente. Ele revelou ontem à noite à reportagem do DIÁRIO DA MANHÃ que a tendência é buscar um “meio termo” para definir o número de rebaixados. “Estive conversando com o pessoal da RBS e da Dupla Gre-Nal e ficou mais ou menos encaminhado que vão cair quatro equipes. Mas isso será conversado ainda com os clubes na próxima semana numa reunião em Porto Alegre”, afirmou.
Novelletto lembrou que o Estatuto do Torcedor exige que uma fórmula de competição seja repetida pelo menos em dois anos seguidos. “Assim como iríamos fazer em 2016? Teriam cair seis novamente”, argumentou.