Diário da Manhã

terça, 19 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

GUARDA MUNICIPAL : Grupo de Ação Rápida realizou 1.660 atendimentos em 45 dias

09 maio
08:46 2017

A Secretaria de Segurança de Pública (SSP) divulgou um levantamento com os números da atuação do Grupo de Ação Rápida (GAR). O órgão vinculado à Guarda Municipal realizou 1.660 atendimentos durante os primeiros 45 dias de operação. O período abrange o mês de março e a primeira quinzena de abril, quando a corporação fez mais de 519 abordagens a suspeitos, 177 operações de policiamento e 40 prisões.

A circulação de viaturas e o trabalho do Centro Integrado de Videomonitoramento (Ciom), que acompanha 24h as 38 câmeras espalhadas pela cidade, estão entre as estratégias para identificar as situações de risco. As denúncias feitas pelo telefone 153 são outra fonte. O GAR atua também em conjunto com GM, Brigada Militar e Polícia Civil. Em três operações conjuntas, quatro armas de fogo foram tiradas das ruas.

A proteção de locais públicos como praças, escolas e unidades básicas de saúde aumentou. A atividade passou de 30 ações durante todo o mês de março para 54 patrulhas somente nas duas primeiras semanas de abril.

PREPARO tático de alto nível é o destaque deste grupo da GM Foto de Marcel Ávila/Especial-DM

PREPARO tático de alto nível é o destaque deste grupo da GM
Foto de Marcel Ávila/Especial-DM

Preparo tático – A principal característica do grupo é o alto nível de qualificação. O preparo contou com aulas ministradas por instrutores da GM, BM, Força Nacional e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). “Eles têm capacidade técnica e tática para atender diversos tipos de ocorrências. Estão prontos para qualquer tipo de situação e operação”, enfatiza o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira.

Outro ponto positivo é a elevação da segurança onde o policiamento se tornou mais intenso. Ferreira cita o caso do entorno do Mercado Central – entre as esquinas das ruas 15 de Novembro e Tiradentes – e como o GAR eliminou a criminalidade ali. “Estava virando uma cracolândia, dava medo nas pessoas passarem por ali”, observa o secretário. “Eu vi a expressão delas nas câmeras de vigilância, mas com a ação do grupo a cracolândia sumiu do local.”

O coordenador do GAR, Fabrício Lemes e Silva, diz ser visível o reflexo do policiamento na prevenção de delitos. “A própria presença dos agentes já inibe bastante a ação daqueles com intenção de realizar algum crime”, pontua.

O GAR – A divisão especializada em atuação ostensiva e preventiva da GM foi lançada oficialmente no dia 6 de abril. Mas o trabalho começou em março, após a formatura da turma com 11 integrantes no Curso de Especialização em Ações Táticas (Ceat). Com uniformes diferenciados e duas viaturas, os agentes não prestam serviço em uma sede física. O trabalho é em movimento 24h e em contato direto com a população.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções