Guarda Municipal inicia operação “Máscara é Vida”
Ação monitorará locais de maior incidência do novo coronavírus no município; distribuição de máscara também será realizada
Com o objetivo de contribuir com o controle do avanço da Covid-19 em Pelotas, a partir desta terça-feira a Guarda Municipal iniciará a operação Máscara é Vida, a qual será dividida em duas fases, a primeira com distribuição de máscara em diversos bairros da cidade e a segunda com a intensificação da fiscalização do uso do equipamento de proteção no município. Desde julho, o uso de máscara é obrigatório em vias públicas, locais abertos e fechados, públicos e privados, através da Lei 6.819.
Segundo o comandante da GM, Igor Bretanha, a Guarda decidiu reforçar a campanha educativa, com a distribuição de máscaras principalmente em bairros onde famílias em vulnerabilidade social moram, antes da intensificação da fiscalização da lei que permite a aplicação da multa, de R$ 119,45 – indivíduo sem máscara – a R$ 1.194,50 – indivíduo sem máscara e em aglomeração -. “Estaremos em diversos bairros, orientando quanto ao uso da máscara, como a preocupação da Guarda é com a segurança e a saúde de todos, decidimos fazer a operação antes desta intensificação”, afirma Bretanha.
PONTOS ESTRATÉGICOS
A operação será realizada em locais de maior incidência do novo coronavírus no município nas duas últimas semanas, apontados pelo Observatório de Segurança Pública. De acordo com a coordenadora do Observatório, Cíntia Aires, a qualificação dos dados repassados pela Vigilância Epidemiológica permite o georreferenciamento dos endereços de residências dos infectados, gerando manchas de calor (hot spot) nos lugares com mais residentes contaminados.
“Mapeamos estes locais, com o zoneamento de casos confirmados, e nos locais de maior incidência as equipes irão atuar, fazendo a orientação e a distribuição das máscaras, além da passagem de viatura com alto falante para ampliar a conscientização, em um primeiro momento. Após isso, haverá a aplicação de multa em casos necessários”, explica a coordenadora.
CONFIRA O ITINERÁRIO DA MÁSCARA É VIDA
Terça-feira (24/11) – das 16h às 19h
Cohab Guabiroba e Fraget;
Quarta-feira (25/11) – das 16h às 19h
Fragata Norte (Av. Duque de Caxias);
Quinta-feira (26/11) – das 16h às 19h
Santa Terezinha e Silveira;
Sexta-feira (27/11) – das 16h às 19h
Dunas
Sábado (28/11) – das 9h30 às 11h30
Centro comercial
Terça-feira (1º/12) – das 16h às 19h
Centro comercial
Quarta-feira (2/12) – das 16h às 19h
Centro (Mercado Público)
Quinta-feira (3/12) – das 16h às 19h
Centro (Cohabpel)
Sexta-feira (4/12) – das 16h às 19h
Centro (Bento Freitas)
Sábado (5/12) – das 9h30 às 11h30
Centro comercial.