Habilitada UTI Pediátrica para pacientes do SUS
Um encontro realizado terça-feira, em Porto Alegre, pôs fim à angústia de centenas de famílias de Pelotas e região.
Enfim, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) teve sua resolução assinada pela secretária de Saúde do Estado, Sandra Fagundes, aprovando assim a habilitação e complementação de leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com equipamentos custeados pelo governo do Estado prontos para utilização, o HUSFP aguardava a assinatura para passar a atender os pacientes da rede SUS. Até então, em caráter provisório, o atendimento era destinado somente a pacientes particulares. Segundo a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a assinatura da resolução ocorreu de maneira rápida e atendendo aos prazos estipulados.
“A entidade só não teve a habilitação da UTI Pediátrica liberada antes por questões legais do município. A entrega final dos documentos foi protocolada em 13 de novembro, mesma data da realização da inspeção sanitária. O ofício quanto à equipe de profissionais foi recebido somente dia 11 do mês passado. Sem a entrega de toda essa documentação o Estado estava impossibilitado de tramitar o processo”, disse o coordenador Milton Martins.
Com a liberação do funcionamento da UTI Pediátrica, o hospital passa a receber o recurso mensal de R$ 83.337,00. A deputada Miriam Marroni (PT), responsável pela articulação do processo junto à Secretaria de Saúde, relembra que o governo do Estado investiu R$ 1 milhão em obras que permitiram a separação da UTI neonatal da pediátrica, facilitando o acesso e melhorando o serviço prestado aos pacientes.
“Era inadmissível termos um estrutura montada com equipamentos e profissionais e estarmos redirecionando pacientes para outras regiões do Estado. Procuramos a Secretaria de Saúde e auxiliamos na celeridade para que a resolução fosse assinada e o hospital passasse a prestar o serviço que lhe é competente”, comentou a parlamentar.
A UTI Pediátrica do HUSFP atende crianças de 30 dias a 12 anos. Possui 10 leitos, sendo oito para atendimento da rede SUS e os outros dois para convênios e pacientes particulares.