Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

HEMOCENTRO : Comemoração de aniversário reúne doadores de sangue

HEMOCENTRO : Comemoração de aniversário  reúne doadores de sangue
27 dezembro
15:13 2021

Na comemoração dos 54 anos, a professora Eliane Sá Britto Bitencourt – preside a Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (AMPARHO) -, realizou a sexta edição do Hemo Aniver. Embora aniversarie a 6 de novembro, Eliane Bitencourt realizou a promoção solidária no dia 22. O adiamento, conforme explica, é porque dezembro geralmente é um mês com poucas doações de sangue. A programação aconteceu no Hemocentro, e arrecadou mais de dezessete litros de sangue. Eliane agradece aos 45 convidados que foram ao Hemocentro. Sete não puderam doar, pois há menos de uma semana haviam sido vacinados contra o novo Coronavírus. Os doadores receberam um copo estilizado, como lembrança. Já quem participou das seis edições, ganhou uma camiseta. A amiga Silvia Mendes recebeu uma máscara pois, nas seis edições, ofereceu cupcakes aos doares.

SALVAR VIDAS – Cada participante doa 470 ml de sangue. A cada doação, a estimativa é que quatro vidas são salvas. Portanto, com os 37 que compareceram na quarta-feira, 148 vidas foram salvas. Para 2022, a meta é 55 doações, correspondendo a idade que estará completando. Em 2016 na primeira edição, houve 49 doadores. Nos subsequentes, 50, 51 e 52. Em 2020, com a pandemia, foram 35. A ideia já gerou iniciativa similar, que ocorreu em agosto. E Eliane acrescenta que gostaria de ver, mensalmente, mais Hemo Anivers acontecendo no Hemocentro.

IDEIA surgiu em 2016. Como havia feito a cirurgia bariátrica, já não poderia doar sangue. Mas, lembrou do vídeo “Eu posso fazer mais que isso”. Daí, pensou numa maneira de colaborar com o Hemocentro. “Meu aniversário é no dia 6 de novembro. Então, criei o meu primeiro Hemo Aniver, solicitando aos convidados que me presenteassem com a doação de sangue. Nao consegui parar e veio o segundo, o terceiro, quarto, quinto e, neste ano, aconteceu a sexta edição”, diz ela.

(C0G0Y)

Comentários ()

Seções