Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

HIP HOP : “Ligado” lança álbum comemorativo aos trinta anos de Rap “Resgate”

05 janeiro
09:19 2022

Por Carlos Cogoy

O Rap é amor eterno. Afirmação do rapper pelotense Otoniel Medeiros “Ligado” Coimbra Jr que, nesta semana, lançou álbum comemorativo à trajetória de trinta anos no Hip Hop. Com dez faixas, o álbum “Ligado BR – 30 Anos de Rap Resgate”, apresenta duas inéditas “Sonhos” e “Sétimo Selo”. Na coletânea, com músicas de diferentes períodos, participações de convidados como Lady Dee, MC V, Khaffu, Família J.A, CNBoys, Miriam da banda Lua Cheia, Vagnotreta e Lulu (percussão). Para ouvir o disco que também tem as faixas “Sonhos”, “Di favela pra favela”, “Volta”, “O que acontece aqui”, “Utopia”, “Madrugada”, “Sei jeito”, e “Informação é a saída”, acesse o canal Ligado Branco Radical no Youtube.

DJ Erick Lyon já acompanha o pai Otoniel “Ligado”

TRAJETÓRIA – No começo dos anos noventa, Ligado integrava o Radicais MCs na Guabiroba. O grupo gravou dois CDS, e um DVD. Na fase solo, Ligado já lançou dez CDs e seis DVDs. Para sobreviver, já atuou em variadas atividades. Atualmente, trabalha com a manutenção de piscinas. Ressaltando que nunca parou com o Rap, Ligado orgulha-se do filho Erick Lyon. O menino está com oito anos, foi tema da música “Sonho Realizado”, e já acompanha o pai como DJ. Durante quase dois anos, em decorrência da pandemia, Ligado ficou sem se apresentar. Porém, retomou o contato com o público, cantando no Drive Thru da vacinação no Centro de Eventos. O vídeo do show está no canal no Youtube.

RESISTÊNCIA – Ligado destaca que prossegue resistindo, acreditando num mundo melhor. Mesmo sem sobreviver da arte, e beirando os cinquenta anos, mantém-se produtivo e criativo. “O Rap, como tudo, ficou mais comercial, já que o capitalismo trabalha bem isso. E a indústria é perversa. Em Pelotas nada mudou, porque a gente sempre viveu no submundo da música. Então, a principal mensagem para nós, que viemos do sofrimento, é não deixar o sonho morrer. Mesmo parecendo uma utopia, continua resistindo”, recomenda.

RESGATE é a identificação do Rap para Ligado. Ele explica: “Resgate significa que, apesar do que o sistema oferece de ruim, continuamos firmes e fortes. E acreditamos na mudança das pessoas pois, mesmo com erros, é possível o resgate para ser melhor. A palavra tem poder, e a música também. Acredite”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções