Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

HIP HOP : O Rap é compromisso com a luta por justiça

19 julho
09:16 2022

Por Carlos Cogoy

O Rap raiz, com letras que narram a realidade da periferia. No EP “Escrituras”, cinco faixas que, tanto expõem o sofrimento e injustiça da realidade local, quanto refletem sobre a desigualdade social no País. A iniciativa reúne Otoniel “Ligado BR”, e o MC “V”, numa conexão Pelotas e Capão do Leão. A parceria teve início em 2018, e álbum foi concluído no primeiro semestre deste ano. A proposta é o avesso do “Rap modinha”, como diz numa das letras. “Escrituras” pode ser ouvido nas plataformas digitais. No Youtube acesse o canal: Ligado BR.

RAIZ – Lançado ao fim de junho, “Escrituras” mantém a essência do autêntico Hip Hop. Ligado acrescenta: “Foi o Rap raiz que transformou nossas vidas, fazendo uma revolução mental, algo que também levamos como um estilo de vida. Portanto, está na contramão do Rap, que hoje virou diversão de adolescente, ou seja, sem nenhum compromisso com a luta, e a história dos que vieram antes. O Rap de verdade é a voz do excluído, do sofredor, que luta por justiça”. Na técnica do EP, captação, mixagem e masterização, foram de K-Lashi. A gravação ocorreu no “CrimiNalePród”.

DESABAFO – Para o rapper Ligado, com mais de trinta anos no Hip Hop, dez CDs e oito DVDs, a cultura de rua não pode ficar indiferente ao “desastroso governo de direita, que tá acabando com a vida do pobre. O preço do básico para sobreviver, está nas alturas, e quem mais sofre, somos nós que diariamente lutamos para sobreviver. Nosso Rap então, é um grito de desabafo”.

PARCERIA com V, iniciou antes da pandemia. “Ele é do Capão do Leão, e nos conhecemos através do Efy que, durante período, morou no Jardim América. Quando íamos fazer show no Capão, trocávamos algumas ideias, até que foi evoluindo a possibilidade de uma parceria. Demorou até gravarmos a primeira, mas agora virou uma irmandade”, diz Ligado, que é pai de um casal e, em 1998, foi o primeiro lançar um DVD de Rap no Estado.

Comentários ()

Seções