Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

HUSFP realiza segunda captação de órgãos de 2021

03 agosto
09:22 2021

“É um ato que ajuda muitos e por mais difícil que seja o momento é sempre a melhor atitude de gratidão que uma família pode tomar pela vida de um ente querido”, assim Patrícia Soares, enfermeira do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) se referiu a doação de órgãos realizada no domingo no HU.

Cirurgia ocorreu no domingo, conduzida pela equipe da Central de Transplantes do Estado

Esta foi a segunda captação realizada neste ano no hospital. O procedimento teve início a tarde e durou cerca de quatro horas, conduzido pela equipe de transplantes do Rio Grande do Sul no bloco cirúrgico. A primeira de 2021 ocorreu há exato um mês.

Assim como a anterior, explica a enfermeira, integrante da Comissão Intra-hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) esta doação também resultou em múltiplos órgãos, que irão auxiliar na recuperação de até outras oito pessoas.

Além dos profissionais da comissão do hospital, a ação contou com o apoio da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) do Estado.

Há cerca de 15 anos o hospital conta com uma CIHDOTT. Em 2020 e neste ano o trabalho da Comissão tem sido fortemente impactado pela pandemia. No ano passado, oito famílias disseram sim à doação. Em anos anteriores os números eram superiores. A mudança está vinculada à alteração dos protocolos da Covid-19.

QUEBRANDO TABUS!

De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pela Secretaria da Saúde, em 43% dos casos a negativa familiar acontece porque o potencial doador, ainda em vida, não havia deixado claro qual era o seu desejo. O dado reforça a necessidade de que o assunto deixe cada vez mais de ser tratado como tabu e seja debatido nos lares dos brasileiros.

Em maio deste ano a lista de espera por transplantes no RS reunia mais de dois mil gaúchos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções