Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

HUSFP/UCPel realiza primeira captação múltipla de órgãos durante a pandemia

HUSFP/UCPel realiza primeira captação múltipla de órgãos durante a pandemia
03 novembro
08:44 2020

No começo do ano, antes do coronavírus, ocorreram duas captações. Pandemia impactou no número de transplantes e lista de espera aumentou no estado.

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) realizou a primeira captação múltipla de órgãos durante a pandemia do novo coronavírus. O procedimento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30) e deverá resultar em uma melhor oportunidade de vida para até oito pessoas.

De acordo com a pedagoga da Educação Assistencial e integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT/HUSFP), Nívia Barragan, a decisão por parte da família sobre a doação de órgãos é de extrema importância, visto que a lista de espera para transplantes aumentou muito devido a pandemia. Conforme a Central de Transplante do RS, houve redução de 25% no número de transplantes de órgãos em 2020, se comparado a 2019 no estado.

 O procedimento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30) e deverá resultar em uma melhor oportunidade de vida para até oito pessoas.

O procedimento ocorreu na manhã desta sexta-feira (30) e deverá resultar em uma melhor oportunidade de vida para até oito pessoas.

Além de dificultar a realização de transplantes, a Covid-19 está sendo associada como fator responsável por impactar na saúde dos rins de infectados. “Vem sendo identificado, inclusive no HU, um aumento na solicitação de hemodiálise”, comenta Nívia.

No começo do ano, no período pré-pandêmico, o HU já tinha realizado o procedimento de captação de órgãos duas vezes, nos meses de janeiro e fevereiro. A nova captação realizada pelo hospital será destinada a pacientes que integram a lista de espera no Rio Grande do Sul. Caso nesta lista não exista um receptor compatível com o doador, outros receptores são procurados nacionalmente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções