Idosos com 70 anos ou mais recebem 4ª dose em Pelotas
A partir desta quinta-feira (5), a Prefeitura vai iniciar a aplicação da quarta dose da vacina contra o coronavírus em pessoas com 70 anos ou mais em Pelotas. A população idosa que recebeu a terceira dose há, pelo menos, quatro meses, poderá fazer o segundo reforço, com os imunizantes de qualquer laboratório, que estiverem disponíveis no momento – CoronaVac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen.
O processo vai ocorrer na Casa da Vacina, no Laboratório Municipal, no Shopping Pelotas e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das Unidades Sentinelas. Os idosos deverão apresentar documento de identidade, cartão SUS ou CPF e Carteira de Vacinação para comprovar a terceira dose há quatro meses.
Também terá início, nesta quinta-feira, a vacinação com a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Poderão receber esse segundo reforço os idosos que fizeram a terceira dose há quatro meses. Esse público também poderá receber imunizantes de qualquer laboratório.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
* Quarta dose para idosos com 70 anos ou mais
– Casa da Vacina, na rua General Neto, 1.707, entre as ruas Professor Araújo e Marcílio Dias, ao lado do Ceron, de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e aos sábados das 10 às 15h
– Laboratório Municipal, na rua Lobo da Costa, 1.774, das 13h30min às 17h
– Todas as UBSs, exceto as Unidades Sentinelas CSU Cruzeiro, Leocádia, PAM Fragata e Salgado Filho, das 8h30min às 11h. Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto, a vacinação ocorre das 8h30min às 15h
– Shopping Pelotas, das 17 às 21h
Documentos necessários
– Documento de identidade
– Cartão do SUS ou CPF
– Carteira de Vacinação para comprovar a 3ª dose há quatro meses ou mais
Orientações da SMS
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.