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IFSul conquista conceito 4 no Índice Geral de Cursos e fica entre os 10 institutos federais com melhor avaliação do País

IFSul conquista conceito 4 no Índice Geral de Cursos e fica entre os 10 institutos federais com melhor avaliação do País
05 abril
07:52 2023

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) alcançou, mais uma vez, o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). O IGC é um indicador de qualidade da educação e utiliza uma escala que varia de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. Os números do IGC divulgados nos últimos dias pelo Inep são relativos a 2021.

Com o resultado, o IFSul ficou entre os 10 institutos federais do Brasil com melhor avaliação no IGC, atestando novamente a qualidade da educação ofertada na instituição. No estado, os três institutos federais – IFSul, IFRS e IF Farroupilha – alcançaram a faixa 4 na avaliação.

“O conceito 4 alcançado pelo IFSul nesta avaliação confirma o trabalho que vem sendo realizado pelas pessoas que trabalham na instituição no sentido de ofertar as melhores condições possíveis para que nossos estudantes possam desenvolver suas construções de conhecimento”, destaca o reitor do IFSul, Flávio Nunes. De acordo com o gestor, mesmo diante das dificuldades encontradas nos últimos anos, o resultado da avaliação demonstra que se está no caminho certo. “Fica o nosso reconhecimento e gratidão aos nossos estudantes, docentes e técnicos administrativos, responsáveis diretos pelo nosso resultado”, ressalta.

Os números alcançados, além de demonstrar a qualidade da educação ofertada no IFSul, se somam, também, aos bons resultados obtidos pelas instituições públicas como um todo. De acordo com dados do Inep, as instituições de ensino federais alcançaram melhor desempenho no IGC: na faixa quatro, foi registrada uma concentração de 72 instituições do total de 111 avaliadas (64,9%). Além disso, todas as instituições classificadas entre as dez melhores do País são universidades públicas.

Além do IGC, o Inep também divulgou os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referentes a 2021. Na avaliação, três dos cursos do IFSul avaliados no período se destacaram ao alcançar a faixa 4: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física; os três do câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

>> Clique aqui para ver os resultados completos da avaliação divulgados pelo Inep/MEC

IFSul publica o Relatório de Gestão 2022 

Por meio do Relatório de Gestão – um dos instrumentos de prestação de contas do IFSul –, é possível que a sociedade tenha acesso a essas informações. O documento demonstra como o IFSul seguiu seu planejamento institucional em áreas como as do ensino, da pesquisa e extensão.

 A diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva, explica que o relatório é uma importante ferramenta de transparência que evidencia o impacto do IFSul na vida das pessoas: “Trata-se de um documento que deve ser conhecido e utilizado não só pela gestão, mas pela comunidade como um todo”, destaca.

Com esse intuito, o relatório traz informações claras, dados apresentados com diferentes recursos gráficos e links para vários outros documentos institucionais. A gestora observa que o uso de hiperlinks, ao longo de todo o relatório, por exemplo, facilita o acesso a uma série de informações complementares.

O Relatório de Gestão pode ser acessado pelo site do IFSul, a partir do menu Acesso à Informação > Transparência e Prestação de Contas.

Flavio Nunes

De acordo com o reitor Flávio Nunes, o Relatório de Gestão, ao apresentar as atividades realizadas pelo IFSul, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, revela a expressividade e a representatividade da instituição. “As ações junto às comunidades e aos milhares de estudantes que passam pela instituição, relatadas no documento, devem ser motivo de orgulho para todas as pessoas que fazem parte do instituto”, avalia.

Para Flávio, essa visibilidade impulsiona ainda mais o trabalho em prol do crescimento da instituição “para que cada vez mais atinja seus objetivos, sua missão de oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, com inclusão e referenciada pela sociedade”.

Nesse sentido, o relatório, ao apresentar os desafios e as perspectivas para os próximos anos, fornece subsídios a novas atividades. “Por isso, além de ser um documento importante para mostrarmos ao cidadão o que fazemos, também é fundamental para que a gestão utilize seus dados na tomada de decisões”, observa Ana Paula.

Um panorama das ações e resultados da instituição

O documento possui 163 páginas e está dividido em quatro grandes capítulos: visão geral organizacional e ambiente externo; gestão de riscos; estratégia, governança e desempenho; e informações orçamentárias, financeiras e contábeis.

Além disso, o relatório contém uma mensagem do reitor. Flávio Nunes apresenta o documento e sintetiza os principais resultados da instituição no exercício de 2022. Entre elas, o gestor destaca a retomada das atividades presenciais de forma ampla, após as restrições causadas pela pandemia. O dirigente chama a atenção, também, para os desafios relacionados ao orçamento institucional e para a implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que possibilitou a adoção do trabalho remoto para algumas atividades.

No final do relatório está prevista a inclusão da análise dos indicadores de desempenho, a ser feita após a divulgação da Plataforma Nilo Peçanha.

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