IGREJA CABELUDA : Catedral do Redentor sofre com ação do tempo
Um dos mais conhecidos pontos turísticos de Pelotas precisa de ajuda da comunidade para ser restaurado com urgência. Construída em estilo gótico-céltico, a Igreja abriu suas portas ao público em 1892.
A Igreja Cabeluda, como é carinhosamente conhecida a Catedral Anglicana do Redentor, localizada na rua XV de Novembro, esquina com a rua Gen. Telles, está em busca de parceiros que ajudem na conservação e restauro deste patrimônio histórico do município.
As marcas e os problemas são vistos já pelo lado de fora. Uma série de vitrais que compõe a fachada do prédio está quebrada e caindo. Há também problemas internos, como infiltrações, danos causados por cupins e necessidade de reparos gerais, inclusive na parte elétrica.
BUSCA DE APOIO
A Comunidade Anglicana do Redentor pede ajuda para as obras mais urgentes. É importante lembrar que, recentemente, os poderes Executivo e Legislativo envidaram esforços, até com disputa entre eles, para o restauro da imagem de Iemanjá, danificada num incêndio na Gruta do Barro Duro.
Outra entidade envolvida naquele episódio da Estátua de Iemanjá, a Universidade Federal de Pelotas, já manifestou interesse em apoiar o restauro da Igreja Cabeluda. Uma reunião na tarde desta quinta-feira entre professores do curso de Conservação e Restauro da UFPel dará início às avaliações do que precisa ser feito.
ATRAÇÃO TURÍSTICA
A Catedral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é conhecida como a Igreja Cabeluda, por sua característica de ser coberta por uma vegetação trepadeira do tipo hera. Construída em estilo gótico-celtico, abriu suas portas ao público em 1892.
Sua torre possui 27 metros de altura. Os vitrais vieram de Nova York, apresentando motivos com símbolos e textos bíblicos. Sua construção foi possibilitada através de fundos angariados em campanhas pelos paroquianos.
A elevação a catedral ocorreu em 1988. Seu coral, que leva o nome de Eunice Lamego, uma de suas maiores regentes, é considerado como muito expressivo. A Igreja do Redentor dispõe de um órgão elétrico de rara beleza.