Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Inovações da Polícia Civil no ano da pandemia

30 dezembro
08:32 2020

Em um ano atípico e de grandes desafios, a Polícia Civil gaúcha não ficou parada. Se por um lado buscamos distâncias maiores em função da pandemia, por outro estivemos (e estamos) mais conectados do que nunca. Numa iniciativa inédita, liderada pelo Gabinete da Chefia, por meio da Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais (DCS), a Polícia Civil entrou para o time dos podcasters.

Com o PCcast, nome do primeiro podcast da Instituição, a PC tem abordado temas relacionados à segurança pública e educado a população em assuntos que precisam ser desmistificados. Disponível no Spotify desde abril desse ano, o PCcast traz em sua primeira temporada 25 episódios sobre fake news, violência contra a mulher, violência de gênero, lavagem de dinheiro, abuso sexual de crianças e adolescentes, entre outros. Em cada episódio, convidados que são sumidades, como delegados de órgãos especializados e diretores de departamentos, debatem o tema.

Aplicativo “PC Alerta!” explica sobre golpes e traz dicas de segurança

PC ALERTA – As inovações, é claro, não pararam por aí. Recentemente, em novembro, a Polícia Civil tirou do papel outro projeto inédito: o aplicativo “PC Alerta!”. Como o próprio nome já diz, o objetivo dessa ferramenta é alertar a população sobre os golpes que mais têm vitimado os gaúchos nos últimos anos. Por enquanto acessível apenas no Play Store, para usuários do sistema operacional Android – em breve também disponível para o sistema iOS, da Apple -, o App é baseado na cartilha sobre golpes virtuais, lançada pela DCS em junho. São 15 golpes que têm seu modus operandi esmiuçado pelo aplicativo, que também traz em seu menu dicas específicas de segurança, e um link direto para a Delegacia Online – afinal, caso alguém caia no golpe, é fundamental o registro do boletim de ocorrência.

PC AO VIVO – Outra forma que encontramos de estar sempre presentes – ainda mais no auge da pandemia, em que as flexibilizações vistas hoje ainda não eram permitidas –, foi por meio do “PC Ao Vivo”. Transmissões feitas direto

do Instagram da Polícia Civil (@policiacivilrsoficial) reuniram delegados, especialistas e autoridades em diferentes temas, para abordar questões contemporâneos num bate-papo pautado, principalmente, pela interação com os internautas. “Todas esses projetos foram especialmente pensados no sentido de promover a interação com as pessoas e a educação para a segurança pública, bem como, para estimular o distanciamento social, uma vez que essa foi uma pauta constante em nosso ‘PC Ao Vivo’”, exemplifica a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor.

Ainda, para a Chefe, estar cada vez mais presente nas redes sociais e, consequentemente, na internet, possibilita que a Polícia Civil mostre aos gaúchos o trabalho que tem sido desenvolvido pela Instituição, sempre com vistas ao combate da criminalidade. “Pode ser um aplicativo de telefone ou um programa de mídia digital, como o nosso PCcast, o objetivo é sempre o mesmo: reduzir os índices de criminalidade para criar uma sociedade mais segura”, pontua.

COMO ENCONTRAR – Para quem ainda não conhece o PCcast da Polícia Civil, basta digitar num App pelo celular o nome “Polícia Civil do Rio Grande do Sul” no campo buscar do Spotify, e no aplicativo de podcasts do Iphone, ou na lupa do aplicativo Google Podcasts. Já quanto ao “PC Alerta!” outra opção de acesso é pela versão Web no endereço https://applink.com.br/pcalerta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções