Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Instituições religiosas propõem ações em apoio à Segurança Pública

14 dezembro
08:55 2016

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, se reuniu com representantes de diversas congregações religiosas, em Porto Alegre. O encontro, ocorrido na sede da Sociedade Israelita do Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), teve como pauta a busca por alternativas no combate à violência através de ações de prevenção e de ressocialização de apenados.

Esta é a segunda reunião com entidades religiosas da nova gestão da SSP. No início de novembro, representantes da Igreja Católica e da Igreja Universal do Reino de Deus já haviam apresentado o trabalho que realizam no sistema prisional. “As igrejas ressocializam mais que o Estado e desempenham umas das funções mais importantes na promoção da cidadania. São protagonistas em qualquer causa que assumam”, ressaltou Schirmer.

SERÃO atividades de ressocialização em presídios

SERÃO atividades de ressocialização em presídios

No encontro, as congregações apresentaram o trabalho do Grupo de Diálogo Inter- Religioso de Porto Alegre (DIRPOA). Reconhecido por Lei Municipal 10.372 de 25 de janeiro de 2008, o grupo realiza cerimônias inter-religiosas, palestras e debates em escolas e universidades.

O rabino Juerson Kwasniewski, responsável pela Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência de Porto Alegre (SIBRA) manifestou o interesse do grupo em ser parceiro das instituições da Segurança Pública. “Queremos ver de que forma podemos colaborar. Trata-se de um problema que afeta a todos. Não podemos ser esquivos ou indiferentes”.

Além da Sibra, integram o Dirpo as igrejas Católica, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Associação Zen Budista do RS, Via Zen, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul e a filiada ao Atheneu Espírita Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre, a comunidade Baháí de Porto Alegre, a Sociedade Islâmica e o Centro Cultural Islâmico do Rio Grande do Sul e os representantes da Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros.

As contribuições e proposições das entidades religiosas serão analisadas pela SSP, que pretende, em um curto prazo, definir uma agenda conjunta. A intenção do secretário Schirmer é estabelecer uma ligação permanente entre o poder público e as igrejas, potencializando o trabalho e agilizando as iniciativas a serem desenvolvidas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções