Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Instituto de Física e Matemática tem nova direção

11 novembro
15:15 2014
Nos próximos quatro anos, o cargo de diretor será exercido pelo professor Willian Silva Barros, enquanto o professor Mario Luiz Lopes da Silva ocupará a vice-direção

Nos próximos quatro anos, o cargo de diretor será exercido pelo professor Willian Silva Barros, enquanto o professor Mario Luiz Lopes da Silva ocupará a vice-direção

Tomou posse nesta segunda-feira(10) a nova direção do Instituto de Física e Matemática (IFM). Nos próximos quatro anos, o cargo de diretor será exercido pelo professor Willian Silva Barros, enquanto o professor Mario Luiz Lopes da Silva ocupará a vice-direção. A solenidade, realizada na sala 209 do prédio 5 do campus Capão do Leão, foi presidida pelo reitor Mauro Del Pino e prestigiada pelos diretores das faculdades de Direito, Agronomia, Odontologia, Nutrição, Veterinária e Biologia, respectivamente, Alexandre Gastal, Manoel Luiz Brenner de Moraes, Márcia Bueno, Márcia Buchweitz, Thomaz Lucia Júnior e Gládis Ribeiro, além do diretor da Agência da Lagoa Mirim, Gilson Porciúncula, professores e estudantes.

Após a leitura do termo de posse, feita pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, o ex-diretor, professor Victor Paulo Barros Gonçalves, ao entregar o cargo, disse que a função lhe proporcionou crescimento nos âmbitos pessoal e profissional. “Como professor e pesquisador, tive que compreender a burocracia e a política universitária, sem ter sido treinado para isso”, observou. Ele destacou o esforço empreendido no sentido da qualificação e consolidação das áreas de Física e Matemática da UFPel, o que foi possível com a ajuda dos diversos segmentos da Unidade, desde a vice-direção (exercida pelo agora diretor, Wiliam Barros), colegiados de curso, conselhos departamentais, professores e estudantes.

Décimo segundo diretor na trajetória do IFM, o professor Willian Silva Barros disse que buscará uma gestão compartilhada e participativa. Destacando a estrutura do Instituto, sua inserção nos cursos presenciais e a distância, ele saudou também o crescimento da área de Exatas da UFPel, dando como exemplo a renovação do corpo discente do IFM e sua alta capacitação. Ele prometeu empenhar-se na qualificação da infraestrutura da unidade, em trabalho conjunto com a Reitoria. “A maior dificuldade da unidade hoje, e que, aparentemente, é também um dos maiores desafios da UFPel é a infraestrutura. Assim, assumimos o compromisso de buscar junto à administração central soluções para a acessibilidade, segurança e qualificações de nossos espaços”, sublinhou o novo diretor.

Em seu pronunciamento, o reitor Mauro Del Pino agradeceu ao ex-diretor pela profícua convivência nos últimos dois anos, período referente aos dois primeiros anos da atual administração da UFPel e no qual o professor Victor mostrou-se grande colaborador da Universidade. Ele saudou também ao professor Wiliam, destacando igualmente sua participação em diversas comissões ligadas ao Conselho Universitário.

Del Pino aproveitou para conclamar a comunidade do IFM a engajar-se nas discussões da Constituinte Universitária, definindo o debate acadêmico como de muita riqueza “para a construção da Universidade que almejamos, voltada ao desenvolvimento estratégico da sociedade brasileira”.

O reitor admitiu a legitimidade das reivindicações da Unidade no que diz respeito à infraestrutura. Disse que a gestão trabalha no propósito de qualificar os ambientes da UFPel e, no que se refere ao campus Capão do Leão, descreveu ações como a construção de seis subestações de energia elétrica e os projetos de construção de um Aulário e de um centro de convivências realmente ativo, que dê condições plenas ao desenvolvimento das atividades acadêmicas, inclusive à noite.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções