Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

INTERNET : Polícia deflagra operação contra crimes de estelionato e extorsão

INTERNET : Polícia deflagra operação contra  crimes de estelionato e extorsão
28 agosto
08:08 2017

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos, desencadeou na manhã de sexta-feira, a Operação Profile, visando o combate a crimes de estelionato, extorsão e falsidade ideológica praticados pela internet.

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, a DRCI recebeu a informação de que um perfil criado em uma rede social estaria sendo utilizado para, inicialmente, oferecer serviços de recuperação de motos e veículos. Após o contato com vítimas de furtos e roubos, e mediante ameaças, elas eram extorquidas. “Durante a investigação, verificou-se que a imagem da Polícia Civil estaria vinculada ao perfil social, o que induzia as vítimas ao erro, já que não desconfiavam se tratar de um golpe. Assim, acabavam fornecendo informações e dados pessoais via whatsapp“, contou.

A investigação chegou aos imóveis de pessoas relacionadas com a criação do perfil social, e diversos acessos. Na ação  foram cumpridos cinco Mandados de Busca e Apreensão na cidade de Novo Hamburgo, com a finalidade de apreender equipamentos eletrônicos e procedência das redes de dados identificadas. Foram apreendidos celulares e notebooks, que em continuidade à investigação passarão por perícia técnica.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções