Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Judiciário Federal do RS inicia greve por tempo indeterminado

Judiciário Federal do RS inicia  greve por tempo indeterminado
15 maio
09:36 2014

Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul, que engloba as justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar, iniciam uma greve por tempo indeterminado. Para marcar o começo do movimento, será realizado, um ato público em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (Avenida Praia de Belas, 1100). A concentração será às 14h30min, nas varas trabalhistas (Avenida Praia de Belas, 1432), de onde os servidores seguirão em caminhada até o TRT.

Os servidores estão em campanha salarial unificada, unindo categorias do Judiciário e do Executivo Federal, desde janeiro. Somente no Judiciário, as perdas salariais, nos últimos anos, chegam a quase 40%. Já estão em greve, no Judiciário Federal, os estados de Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo (este também a partir de 15 de maio).

As principais reivindicações são data-base, negociação coletiva e reposição das perdas. Na pauta específica do Judiciário, estão a exigência do fim propostas de carreira exclusiva para servidores dos tribunais superiores (STF, STJ, TST, TSE), o que divide a categoria, e do fim da tramitação, no Congresso Nacional, da proposta de emenda constitucional 59/13, que propõe a criação de um Estatuto do Servidor do Judiciário e pode significar a retirada de direitos dos trabalhadores.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções