Justiça Restaurativa também pode chegar nas escolas estaduais
A atuação da Justiça Restaurativa dentro das escolas foi o que levou o Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, a receber a visita da representante da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) e também coordenadora da CIPAVE, Dóris Noronha.
Os círculos restaurativos já são pauta de discussão no município Pelotas há alguns anos, mas a presença deles em escolas estaduais ainda é escassa.
“Os círculos foram instalados dentro das escolas municipais por conta de uma parceria criada quando a Prefeita Paula, ainda era Vice-Prefeita de Eduardo Leite, desde lá buscamos expandir esse trabalho”, afirmou o diretor do Foro. Entretanto, este trabalho já foi solicitado dentro de escolas estaduais em Pelotas, isso ocorreu em situações pontuais por haverem conflitos, à exemplo da escola Luiz Carlos Correa da Silva, no bairro Fragata.
A demanda, segunda Dóris, também é presente nas 127 escolas, distribuídas nos 18 municípios atendidos pela 5ª CRE, sendo 53 delas no município de Pelotas. A coordenadora ainda enfatizou o interesse de realizar esta parceria, “caso existisse, um hiato entre a Justiça Restaurativa e a 5ª Região Escolar, ele não existe mais”.
Na reunião ainda se verificou a possibilidade de realizar um novo curso de capacitação de facilitadores destinado à professores da rede de ensino. O curso vai ter carga horária de 20h e será planejado em breve. O Diretor ainda convidou a coordenadora a participar das reuniões da Justiça Restaurativa, que ocorrem sempre na 1ª terça-feira do mês, na sala 805 do Comarca de Pelotas.