Diário da Manhã

segunda, 13 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

Justiça Restaurativa também pode chegar nas escolas estaduais

Justiça Restaurativa também pode chegar nas escolas estaduais
24 abril
08:33 2018

A atuação da Justiça Restaurativa dentro das escolas foi o que levou o Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, a receber a visita da representante da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE) e também coordenadora da CIPAVE, Dóris Noronha.

Os círculos restaurativos já são pauta de discussão no município Pelotas há alguns anos, mas a presença deles em escolas estaduais ainda é escassa.

JUIZ Marcelo Malízia Cabral e a titular da 5ª CRE Dóris Noronha

JUIZ Marcelo Malízia Cabral e a titular da 5ª CRE Dóris Noronha

“Os círculos foram instalados dentro das escolas municipais por conta de uma parceria criada quando a Prefeita Paula, ainda era Vice-Prefeita de Eduardo Leite, desde lá buscamos expandir esse trabalho”, afirmou o diretor do Foro. Entretanto, este trabalho já foi solicitado dentro de escolas estaduais em Pelotas, isso ocorreu em situações pontuais por haverem conflitos, à exemplo da escola Luiz Carlos Correa da Silva, no bairro Fragata.

A demanda, segunda Dóris, também é presente nas 127 escolas, distribuídas nos 18 municípios atendidos pela 5ª CRE, sendo 53 delas no município de Pelotas. A coordenadora ainda enfatizou o interesse de realizar esta parceria, “caso existisse, um hiato entre a Justiça Restaurativa e a 5ª Região Escolar, ele não existe mais”.

Na reunião ainda se verificou a possibilidade de realizar um novo curso de capacitação de facilitadores destinado à professores da rede de ensino. O curso vai ter carga horária de 20h e será planejado em breve. O Diretor ainda convidou a coordenadora a participar das reuniões da Justiça Restaurativa, que ocorrem sempre na 1ª terça-feira do mês, na sala 805 do Comarca de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções