LAGOA DO PEIXE : Parque Nacional recebe Festival Brasileiro de Aves Migratórias
Além da programação científica, evento é oportunidade para fotografar espécies únicas e para a prática do ecoturismo
Especialistas de diversas partes Brasil e do mundo estarão reunidos no município gaúcho de Mostardas para contemplar e estudar o rico universo das aves migratórias. É o 11º Festival Brasileiro das Aves Migratórias, que acontece de 13 a 16 de novembro.
O principal local de realização do evento é o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, cuja maior porção de área fica na cidade vizinha, Tavares. O parque tem mais de 270 espécies de aves registradas, com sua ave símbolo, o flamingo, que vem de países mais ao norte com o Chile, e aves como o cisne de pescoço preto, maçarico, talha-mar, cisne branco, entre outras. De origem externa ou residentes na região, as aves se alimentam dos diversos bichos e microorganismos que vivem na Lagoa, e encantam a população local e turistas com sua beleza e hábitos de vida.
Com uma vasta programação de palestras, oficinas e expedições de observação, o festival tornou-se uma oportunidade única que congrega turismo, ciência e educação. Não só cientistas ligados ao estudo dessas aves (como pesquisadores, estudantes de biologia, veterinária e meio ambiente) vem trocar conhecimentos, mas também adeptos do turismo rural e ecoturismo, e fotógrafos renomados do registro da natureza.
Esse público amplo também tem a oportunidade de conhecer as diversas atrações à volta do parque, que é protegido de práticas de exploração comercial e de pesca predatória. Mostardas e Tavares têm o maior patrimônio de faróis históricos do litoral gaúcho, com construções que datam dos séculos XIX e XX, e que ainda guiam e servem de base de serviços para viajantes por terra e mar, além de uma culinária baseada no cultivo e pesca do camarão. A própria Lagoa do Patos, que margeia as duas cidades, é também uma opção para relaxamento, banho e a prática de esportes náuticos.
A programação completa do 11º Festival de Aves Migratórias está pode ser conferida nos sites http://festiavesmigratorias.blogspot.com.br/ e http://www.ufrgs.br/comgradbio/images/Divulga%C3%A7%C3%A3o_Folder.pdf
ROTEIRO
As riquezas naturais do município de Tavares, situado entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, no litoral do Rio Grande do Sul, são a grande atração do roteiro que exalta as belezas do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. A presença constante de pássaros e aves que se alimentam das espécies da lagoa transformou o destino em um dos dois principais locais do Brasil perfeito para a observação de aves residentes e migratórias, como o flamingo, o colhereiro ou os patos selvagens do hemisfério norte. O visitante contemplativo é ainda amparado por um pool de serviços como restaurantes, pousadas e comércio de Tavares, que fazem da Lagoa do Peixe um roteiro completo.
O roteiro Lagoa do Peixe (www.roteirolagoadopeixe.com.br) faz parte de um programa de qualificação do turismo gaúcho realizado pelo SEBRAE/RS desde 2012 e que compreende outros quatro destinos regionais: Lagoa do Peixe (Tavares), Alemães do Sul (Nova Petrópolis), Aventura na Serra Gaúcha (Canela, Criúva, Cambará do Sul e Três Coroas), Quintais de Cambará (Cambará do Sul) e Sabores e Saberes do Vale do Caí (Bom Princípio, Tupandi, Harmonia e Montenegro).