Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

Leandrão troca o Xavante pelo Vasco

01 setembro
09:28 2015

O Brasil resistiu outras investidas de clubes interessados em levar seu artilheiro, mas desta vez não foi possível. O Vasco acertou a contratação de Leandrão. O jogador deixa o Bento Freitas como goleador do Campeonato da Série C, com 11 gols em 16 jogos.

Na lanterna da Série A do Brasileiro, o Vasco da Gama busca um jogador que possa solucionar a escassez de gols. O time tem pior ataque da competição, com apenas oito gols em 21 jogos. E não é por falta de alternativa no elenco. O técnico Jorginho conta com Riascos, Rafael Silva, Herrera, Dagoberto, Jorge Henrique e Éder Luís – todos para o ataque. Nenhum deles conseguiu substituir Gilberto, que se transferiu para Chicago Fire, dos Estados Unidos.

BRASIL fica sem o seu goleador e não terá retorno financeiro por cláusula no contrato Foto: Alisson Assumpção/DM

BRASIL fica sem o seu goleador e não terá retorno financeiro por cláusula no contrato
Foto: Alisson Assumpção/DM

Leandrão foi anunciado pelo Brasil no dia 27 de abril. Ele começou a Série C na reserva de Nena, mas com gols, especialmente os três marcados num intervalo de seis minutos na virada histórica contra o Londrina, fizeram com que ele ganhasse a titularidade a partir da sétima rodada. Marcou 11 dos 24 gols da equipe na competição, tornando-se o principal artilheiro do campeonato – um à frente de Guilherme Queiróz, da Portuguesa.

O sucesso de Leandrão despertou o interesse de outros clubes, como Náutico e Ceará. O Brasil conseguiu segurar seu atacante. Mas quando chegou uma proposta de clube da Série A, a despedida se tornou inevitável. Até porque havia uma cláusula contratual, prevendo sua saída (sem pagamento de multa) em caso de transferência para time da primeira divisão nacional.

Dupla desfeita

O Brasil perdeu a dupla de atacantes, os quais juntos marcaram 15 dos 24 gols da equipe nas 14 partidas da Série C. Antes, no dia 5 de agosto, o Ceará contratou Alex Amado, depois de tentar levar sem sucesso o centroavante Leandrão. Ontem foi a vez de o Vasco propor contrato de dois anos e salário (especula-se que seria em torno de R$ 100 mil) ao goleador rubro-negro.

 Leandrão fez 11 gols no Brasileiro e Alex Amado, quatro. Isso indica tamanho da perda para a equipe rubro-negra. Depois aparecerem Washington, com dois gols; Leandro Camilo, Fernando Cardozo, Xaro, Diogo Oliveira, Galiardo, Brock e Nena com um.

Leandrão sai do Brasil, mas deixa um legado: 14 gols fundamentais para a boa campanha na Série C Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Leandrão sai do Brasil, mas deixa um legado: 14 gols fundamentais para a boa campanha na Série C
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

A 9 entre “velhos” concorrentes

Sem Leandrão, a disputa pela camisa nove do Brasil volta a ocorrer entre dois “velhos” concorrentes pela posição: Nena e Gustavo Papa. O primeiro foi o titular na temporada passada e até a sexta rodada da Série C deste ano. Ele foi artilheiro na campanha de acesso do clube em 2014 no Brasileiro e na conquista de dois títulos do interior no Campeonato Gaúcho.

Já Gustavo Papa é jogador de confiança do técnico Rogério Zimmerman. Tanto que nos últimos jogos ele tem sido mais aproveitado do que Nena para entrar em campo no segundo tempo das partidas. Soares e Cleverson estão em condições de também buscar espaço no ataque xavante.

O vice de futebol do Brasil, Cláudio Montanelli, apresentou ontem na reunião da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados – presidida pelo deputado Afonso Hamm -, que foi realizada na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, a proposta de mudança no calendário do futebol brasileiro.

Montanelli sugere que a Série C seja disputada no mesmo modelo das séries A e B. Os 20 clubes jogando em turno e returno; um contra todos. Já a Série D passaria ser jogada por 20 clubes, divididos em dois grupos de 10 – como é atualmente a Série C.

Por fim, seria criada a Série E, com 45 clubes (20 remanescente da atual Série D) e mais 25 apurados através dos estaduais.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções