LIXÕES : População não colabora
Semanalmente uma equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) se desloca para uma das macrorregiões do Município para fazer um mutirão de limpeza. A ação tem sido realizada nos últimos anos devido ao descarte de lixo feito pelos moradores em locais indevidos. Na quarta-feira dia 18, o mutirão no Balneário dos Prazeres (Laranjal) recolheu 29 caçambas de entulhos, lixo e galhos de árvores. Ao retornar nesta quarta (dia 25) – apenas sete dias após o mutirão – aos mesmos pontos fotografados foi constatada uma cena que já não é surpresa para a SSUI: uma grande quantidade de lixo havia sido descartado novamente nos locais.
Os cruzamentos das avenidas Pernambuco com Santa Catarina e av. Adolfo Fetter com Santa Catarina, por exemplo, acumulam lixo de um dia para o outro. Representante da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) do Laranjal, César Venzke informa que a equipe da Cosac faz a limpeza no Balneário dos Prazeres nas quintas-feiras, com cronograma próprio. “Mesmo com o reforço do mutirão da SSUI, no dia seguinte ao recolhimento, já havia lixo novamente nos locais”, lamenta Venzke.
Televisores, roupas, pedaços de armários, fogões velhos, galhos de árvores. A lista de objetos encontrados é extensa. Muitos destes itens já possuem destino correto: o Ecoponto. A prefeitura inaugurou em março deste ano o espaço projetado para receber gratuitamente materiais inservíveis diversos, com o objetivo de estimular as pessoas a fazer o descarte no local certo e assim evitar que sejam jogados em via pública ou em terrenos de outros e causem transtornos à população e danos ao ambiente.
O descarte correto, além de deixar a cidade mais limpa, bonita e saudável, também ajuda na renda de muitas famílias: todo o material reciclável recebido no Ecoponto é destinado a cinco cooperativas de catadores de Pelotas que participam de um sistema de rodízio, contribuindo com a geração de trabalho e renda. A cada mês, dois funcionários de cada Cooperativa ficam no local, separando os materiais de seu interesse.
Mutirão nas Três Vendas
A prefeitura realizou quarta-feira um mutirão que recolheu 28 caçambas de lixos e entulhos na região das Três Vendas. O trabalho envolveu operários para a coleta manual, oito caminhões caçamba e seis retroescavadeiras.
O serviço teve inicio pelas Cohabs, I e II e loteamento Santos Dumont, onde foi retirado um grande lixão localizado no corredor da Vila Hípica. À tarde, o trabalho teve prosseguimento nos Loteamentos Getúlio Vargas e Pestano, além da extensão da avenida Zeferino Costa.
A prefeitura realiza o mutirão todas as quartas-feiras em diferentes regiões da cidade a fim de recolher entulhos como galhos de árvores, restos de construção civil, móveis e eletrodomésticos. A colaboração da população é fundamental para a manutenção dos locais limpos.