Marcelo Bender toma posse no Conif
Nova Diretoria Executiva do Conif tomou posse
Eleitos para o mandato de 2016, os reitores Marcelo Bender Machado (presidente), Jerônimo Rodrigues da Silva (vice-presidente), Paulo Roberto de Assis Passos (diretor Administrativo), Francisco Roberto Brandão Ferreira (diretor Financeiro) e Antônio Venâncio Castelo Branco (diretor de Relações Institucionais) assumiram a Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nesta quarta-feira, 17/2. A solenidade ocorreu no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) e contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ampla participação de parlamentares.
O presidente que encerrou seu mandato, Belchior de Oliveira Rocha, destacou os obstáculos e as conquistas que marcaram o ano de 2015. “Apesar de ser uma gestão curta, ela não se omitiu em dar sua contribuição para o Brasil. Mesmo com o recurso reduzido devido à
crise, ampliamos o número de matrículas, a interiorização e a expansão na Rede Federal”.
Em seu discurso, o presidente eleito enfatizou que, com otimismo, a nova diretoria está pronta para enfrentar futuros desafios. “Esperamos não nos prender a dificuldades de qualquer natureza. Aprendemos com esta Rede Federal, centenária e contemporânea, a viver o presente de maneira produtiva e inovadora, mas também manteremos o olhar no futuro”, disse Marcelo Bender Machado.
O ministro da Educação enfatizou a importância da participação do Conif nas pautas sobre a educação profissional e na formação de professores. “Teremos que lançar um programa para que os docentes façam a segunda graduação multidisciplinar, principalmente a licenciatura nas ciências exatas. A Rede Federal tem um papel fundamental nos cursos para as áreas estratégicas”, afirmou Mercadante.
Também estiveram presentes à cerimônia o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Machado Feres, o reitor do IFB, Wilson Conciani, dirigentes da Rede Federal, autoridades ligadas à educação e parceiros internacionais.
Marcelo Bender Machado é mestre em Engenharia Elétrica (UFSC). Possui licenciatura plena em Eletrônica (Cefet-PR) e duas especializações, em Educação (UCPEL) e Informática (Cefet-PR). Técnico em Eletrônica pela antiga Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL), ingressou na instituição na década de 90, como professor do curso de Eletrônica. Foi coordenador pedagógico do curso de Eletrônica, gerente de Ensino no câmpus Charqueadas e diretor-geral do câmpus Venâncio Aires. Atualmente é reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense
(IFSul). Foi vice-presidente do Conif em 2015.