MARECHAL FLORIANO : Vereador sugere novo local para os terminais de ônibus
Tendo como objetivo a melhoria da circulação de pedestres e veículos na área mais movimentada de Pelotas, a proposição protocolada sob o número 4240/2014 e aprovada na sessão ordinária desta semana, solicita alteração dos terminais de ônibus localizados na Rua Marechal Floriano.
Na justificativa, o vereador Rafael Amaral (PP) proponente da solicitação, argumenta que a via absorve grande fluxo de veículos, sendo que com a terceira faixa desobstruída, em muito melhoraria o fluxo de trânsito no perímetro compreendido entre a Praça Coronel Pedro Osório e Praça 20 de Setembro.
O parlamentar ainda cita o exponencial número de ciclistas que dirigem-se ao bairro Fragata, especialmente nos horários de pico, o que indica a necessidade urgente de demarcação de uma ciclovia que possa contemplar o trajeto desde a esquina com a Rua Quinze de novembro até a ciclofaixa existente no canteiro central da Avenida Duque de Caxias.
“ Os transeuntes do passeio de pedestres são prejudicados pela forma como estão dispostos os terminais de três linhas do bairro Fragata, e mais adiante do terminal das linhas que levam ao municipio de Capão de Leão. Minha sugestão é para que o município aproveite o projeto de requalificação da Praça Cipriano Barcelos e traga estes terminais para o entorno daquele espaço”, disse.
Na proposta, a praça que abriga o Pop Center e que atravessa período de sondagem em busca de resquícios pré-históricos seria o destino dos terminais de ônibus que concentram os passageiros com destino ao bairro Fragata, Cohab, e Gotuzzo, e ainda 2 linhas intermunicipais. “Além de contribuir com a mobilidade urbana de toda aquela área, a mudança beneficia os passageiros convidando pelotenses e leonenses a ocuparem a Praça, humanizando aquela área verde existente desde 1888”, completou o edil.
O expediente aprovado segue agora para conhecimento e despacho do Gabinete do Prefeito para análise da secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade.
REVITALIZAÇÃO – A Praça Cipriano Barcelos que abriga o Pop Center, é objeto de uma extenso trabalho de prospecção de um possível Sítio Arqueológico. Somente após a conclusão e aprovação do processo em andamento, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o consórcio Verdi/Cádiz, vencedor do processo de licitação para construção e administração do Pop Center, poderá retomar as obras de revitalização do espaço