Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

“Marmita” pode ser opção saudável e econômica

23 outubro
09:00 2017

O cotidiano agitado é o principal impedimento para que muitos brasileiros se alimentem de modo saudável e adequado, principalmente no trabalho. Assim, o hábito de comer fora de casa tem sido cada vez mais incorporado ao dia a dia das pessoas.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Apesar da rotina apressada, as pessoas estão buscando se alimentar melhor. O consumo de refrigerante ou suco artificial, por exemplo, caiu em 14,4%, na última década, segundo a pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde. E a oferta variada de refeições, lanches e petiscos cresce no Brasil, especialmente no ramo da alimentação saudável. Atualmente, há opções de refeições nutritivas com alimentos orgânicos, integrais, e até versões light e diet, para marmitas que podem ser compradas prontas ou preparadas em casa.

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, remete à necessidade de conhecer algumas dicas para o consumo adequado das marmitas.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Pelotas, Chirle Raphaeli, atualmente, as marmitas são levadas ao trabalho, para a academia e até em passeios, motivando as empresas a fornecer refeições prontas, mas também saudáveis. “As empresas estão se adaptando, tanto que, já temos opções de refeições sem glúten e sem lactose, diz”. Para o consumidor, é importante ficar atento às datas de preparo e validade das refeições adquiridas prontas.

VARIAÇÃO de produtos com benefícios diversos aos consumidores

VARIAÇÃO de produtos com benefícios diversos aos consumidores

O ideal é que a marmita seja preparada na véspera, e levada ao ambiente de trabalho ou local onde será consumida, em lancheira térmica ou isopor que mantenha a temperatura abaixo de 7º C. “O aquecimento das refeições prontas deve ser realizado em fogão ou micro-ondas. E as frutas, legumes e verduras devem estar refrigerados. Os utensílios indicados para o transporte ideal são embalagens em vidro ou plásticos sem bisfenol – comporto utilizado para produzir alguns tipos de plásticos, e que pode contaminar o alimento”, explica. Também há empresas investindo na produção de bolsas térmicas para o transporte de marmitas, a partir de modelos mais bonitos e estilosos para as famosas “quentinhas”.

A marmita pode sim ser uma opção segura, saudável e econômica para uma alimentação fora de casa. “Temos opções que são muito benéficas para a saúde, com saladas, frutas ou grãos. Para quem vai cozinhar em casa, é importante que haja um planejamento para preparar a refeição que será consumida a cada dia, especialmente para pessoas que têm restrições alimentares. O acompanhamento e a orientação de um nutricionista também são imprescindíveis”, afirma.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções