Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

MEDITAÇÃO: Conexão com a natureza interior

MEDITAÇÃO: Conexão com a natureza interior
15 agosto
09:38 2017

Domingo acontecerá “Minirretiro de Meditação” com Alessandra Arriada no Sítio Amoreza – Morro Redondo

Por Carlos Cogoy

Sentar, respirar e conectar com a interioridade.  Pausa no cotidiano atribulado. Espaço ao estudo e prática da meditação. A orientação será de Alessandra Arriada, que também se dedica a yoga. Como local, o belo Sítio Amoreza, que está situado no Morro Redondo, e proporciona contato com a natureza.

Alessandra Arriada ministrará minirretiro

Alessandra Arriada ministrará minirretiro

MINIRRETIRO – Alessandra explica: “Com a correria dos dias, a rotina apertada, as cobranças, prazos e demandas, esquecemos muitas vezes de sentar, respirar e prestar atenção aos nossos pensamentos, nosso entorno, no que sentimos. E dessa forma, deixamos passar muita coisa. Deixamos passar os dias, deixamos nossa saúde neste redemoinho de compromissos. No minirretiro teremos uma discussão extensa sobre o tema, não só a filosofia, como aspectos e ferramentas facilitadoras da prática. O pensar em sentar, e não pensar em nada muitas vezes leva a frustração, e abandonamos as tentativas de meditar. Então será a chance de saber um pouco como funciona o respirar, o movimento do corpo, a fisiologia da mente, os ganhos não só mentais como físicos. Assim, nos ajudando a levar adiante um projeto simples, no entanto revolucionário. Teremos também nesse dia, um ambiente propício, uma alimentação sutil e orientação para a prática. Serão duas sessões longas de práticas, intervaladas com relaxamento, aula, almoço, aula e uma dinâmica de encerramento”. Em relação ao espaço, Alessandra ressalta: “O Sítio Amoreza será a casa desse encontro, por abrigar uma filosofia única de amizade, acolhimento, estudo e prática. Para quem já conhece, a localidade oferece um sem fim de natureza entre cachoeiras, rio, e verdes”.

MEDITAÇÃO – Acerca da prática, ela acrescenta: “Simplificando, pode-se dizer que a meditação é a criação de um estado de relaxamento consciente do corpo e da mente. Normalmente nossa concentração é mais voltada ao mundo externo, mas na meditação ela se volta inteiramente para os pensamentos e sentimentos íntimos. As práticas orientais tradicionais enfatizam a necessidade de se esvaziar a mente do turbilhão diário, para nos conectarmos com uma realidade mais além. Para uma prática inicial, o interessante seria que, ao invés de esvaziar a mente, tentássemos preenchê-la com pensamentos, imagens e ideias estimulantes, pacificadoras, amorosas. Então dessa forma, é possível atingir uma conexão mais intensa com o eu interior, para uma compreensão mais profunda da nossa verdadeira natureza. A meditação não se dará em nível espiritual avançado, mas simplesmente em nós próprios”.

BENEFÍCIOS – Meditar, conforme Alessandra, proporciona inúmeros benefícios. Ela menciona: “Existem diversas tradições meditativas, diversas técnicas, muitas dicas, mas o principal objetivo de todas elas é fortalecer nossa mente. Boas condições mentais e autoconhecimento, potencializam sucesso, realização, resultados positivos. Um corpo saudável de nada serve ao indivíduo se sua mente fraqueja, padece, perece. Quando meditamos, primeiramente focamos no positivo, boas imagens, sons, relaxamos, deixamos nosso inconsciente fluir para, em seguida, iniciar um processo de supressão dos sentimentos e afloramento da sensibilidade. Com isso, finalmente sentimos união com um divino numa realidade que transcende. A meditação, no entanto, pode não se dar num nível espiritual avançado, ela pode simplesmente trazer um conhecimento maior a cada um de nós. Saliento que os benefícios mentais e corporais da prática são conhecidos: respirar corretamente e com consciência; ter boa postura; uma vez que na postura da meditação permanecemos estáveis e imóveis; fortalecendo pernas, braços e abdômem; relaxamento intenso e correto funcionamento de órgãos e sistemas; alívio de insônia, pressão arterial alta e desânimo; além de aumentar intensamente a capacidade de concentração”.

TRAJETÓRIA – Alessandra estudou medicina veterinária, engenharia ambiental, doutorando-se em oceanografia. Durante período esteve residindo na Colômbia. Professora de yoga, destaca a formação em Porto Alegre e Caxias do Sul. Entre os mestres, cita NiharSarkar e a Monja Didi Sushiila.

PROGRAMAÇÃO

8h30min – Chegada e distribuição do material
9h – Prática de Meditação
9h30min – Conversa sobre a prática de 21 dias ou 8 semanas, conceitos de meditação vipássana, a meditação e você, a arte de ser feliz
11h30min – Almoço sutil
12h30min – Meditação e relaxamento
13h – Teoria
Meditação: direcionando o fluxo da mente consciente
Ásanas: Exercícios para o corpo e mente
Ética Yogue: Manter-se em equilíbrio na Dinâmica da Vida
Alimentação Sutil
Camadas da Mente
15h Dinâmica de encerramento
16h Livre para Confraternização (PIQUENIQUE AMOREZA)

INSCRIÇÃO

Através do fone (53) 9 9194.9379, ou Facebook Anahata Yoga

Custo: R$ 65,00 (almoço e piquenique incluso)

Levar tapete ou almofada

Yoga para fortalecimento físico e ampliação da consciência

Yoga para fortalecimento físico e ampliação da consciência

Evoluindo com “Anahata Yoga”

A palavra ioga deriva da raiz sânscrita “yuj” ou “yôg”, que significa união, ligar, centrar a atenção sobre. Alessandra Arriada diz: “A ioga é um dos seis sistemas ortodoxos da filosofia hindu. Foi coligida, coordenada e sistematizada por Patanjali em sua obra clássica, os ‘Ioga Sutras’, que consistem em 185 lacônicos aforismos. No pensamento hindu, tudo é permeado pelo espírito universal supremo, do qual o espírito humano é parte. O sistema é chamado de ioga porque ensina os meios pelos quais o homem, pode ser unido ou ficar em comunhão com deus, garantindo desse modo a libertação”.

ANAHATA YOGA é a prática ministrada por Alessandra: “Anahata Yoga surgiu da necessidade de contemplar minhas vivências diversas, pessoais e de prática junto ao que eu considero essencial em uma apresentação, o coração. O amor ao ser envolvido em todo empreendimento ou projeto confere entrega, excelência e paixão. Eu estava em busca de profissionalismo e seriedade ao dar nome para minhas aulas e meu método, mas queria sentimento junto à praticidade da coisa. Quando digo meu método, me refiro a uma mistura de ensinamentos de grandes amigos e mestres, principalmente Leandro Vignoli, carismático, inovador e perfeito na arte de ensinar yoga, NiharSarkar, dono da mais doce e encantadora sabedoria indiana, Didi, o yoga rígido, filosófico, ritualístico e exigente de uma enorme disciplina e dedicação, Angélica, uma amiga experiente, realizadora, praticante de uma energia inesgotável a qual acompanhei de longe e, por último, mas não menos importantes, Letícia e Gustavo, meus precursores, meus pais no yoga, a semente plantada e regada mesmo sem o conhecimento deles, a alegria, companheirismo e perpetuadores do yoga para mim e outros milhares”. CONTATO: (53) 9 8151.8523.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções