Método que visa educar sem violência será implantado em 12 escolas de Pelotas
Uma das metodologias socioemocionais implantadas a partir do Pacto Pelotas pela Paz, em 2018, começa a tomar forma neste ano. A prefeita Paula Mascarenhas confirmou a ampliação do ‘ACT – Criando Crianças Seguras’ em outubro e, agora, as Escolas de Educação Infantil (Emeis) começam a se organizar para sediar a atividade, que visa, principalmente, capacitar pais e responsáveis para educarem sem nenhuma forma de violência.
Nesta terça-feira (19), a coordenadora do ACT, Alicéia Ceciliano, esteve na Emei Paulo Freire, no Dunas, para conversar com mães que participarão do método a partir de abril. No encontro, foram apresentados explicações e vídeos sobre o programa e depoimentos de famílias envolvidas. O ACT integra as ações preventivas do Pacto — mobilização feita com o intuito de reduzir a violência no município e incentivar a cultura da paz.
Em 2019, o ACT será aplicado com crianças de 2 anos de 12 Emeis (confira abaixo); até 2021, cerca de 1.400 alunos devem ser beneficiados com a iniciativa. A ampliação da metodologia também prevê a capacitação de outros 17 facilitadores (profissionais que realizam as sessões com as mães) – atualmente, o Município conta com 14. O objetivo é ter profissionais capacitados e lotados nas 29 Emeis de Pelotas.
Nas outras 11 escolas infantis também ocorrerão encontros para elucidar a prática que começará em breve; as facilitadores do método também auxiliarão na explanação do conteúdo.
O QUE É O ACT?
A metodologia utilizada no programa foi desenvolvida pela Associação Americana de Psicologia e consiste na realização de nove sessões de grupo. Ela utiliza-se de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. Inédito no Brasil, o método é aplicado a partir do Estudo Piá (convênio entre Prefeitura e UFPel).
Saiba quais são as 12 escolas onde o ACT iniciará, em 2019
- Emei Adayl Bento Costa
- Emei Albina Peres
- Emei Anita Malfatti
- Emei Darcy Ribeiro
- Emei Érico Veríssimo
- Emei João Guimarães Rosa
- Emei Mário Osório Magalhães
- Emei Monteiro Lobato
- Emei Nelson Abott de Freitas
- Emei Oswald de Andrade
- Emei Paulo Freire
- Emei Vinícius de Moraes.