MONTE BONITO : Comunidade recebe Unidade de Saúde requalificada
A vice-prefeita e prefeita eleita Paula Mascarenhas participou da cerimônia de reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Monte Bonito, no 9ª Distrito de Pelotas, que acaba de passar por uma requalificação.
A UBS é a 11ª a receber melhorias a partir do convênio de utilização de Mão de Obra Prisional. Onze apenados trabalharam no local durante três semanas. A UBS recebeu azulejos no banheiro e lavabo, um exaustor no lavabo, piso cerâmico na sala de espera e recepção, pintura interna e externa e tomadas. Houve reparos na alvenaria e as portas rígidas foram trocadas por sanfonadas, que economizam espaço. A lixeira externa foi pintada e também houve adequação da identidade visual. Além da UBS, foram revitalizados o campo de futebol e a imagem sacra do entorno e o pátio foi aterrado com auxílio da subprefeitura.
A UBS, que conta com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), tem cerca de 1400 famílias cadastradas e faz em média 20 atendimentos diários.
A representante do Conselho Local de Saúde, Iara Aldrighe, disse estar segura de que a comunidade vai aprovar as mudanças. “Agora temos identificação, placas, banheiros reformados. Ficou muito bom”, comemorou.
Também participaram da reinauguração o secretário de Desenvolvimento Rural, Wilson Karnopp; o administrador do Presídio Regional de Pelotas, Guilherme Ulguim; a gerente do Distrito da Colônia, Luziana Moura Lemos; o representante dos trabalhadores do projeto Mão de Obra Prisional no Sistema Único de Saúde (SUS), José Francisco Santos; e o administrador do 9ª Distrito de Pelotas, Manoel Garcia.
MÃO DE OBRA PRISIONAL
Desde 19 de agosto de 2015, quando foi firmado o convênio entre a prefeitura e a Susepe, um grupo de apenados do regime semiaberto do Presídio Regional de Pelotas atua na manutenção de prédios públicos do Município. Até o momento 11 unidades foram revitalizadas pelo convênio. São elas: UBSs Getúlio Vargas, Cerrito Alegre, Barro Duro, Cordeiro de Farias, Navegantes, Unidades do Fraget, Corrientes, PAM Fragata, Cohab Pestano, Pedreiras e Monte Bonito.
O projeto de iniciativa da Secretaria de Saúde (SMS) teve destaque nacional, ficando em 4º lugar no País no Prêmio InovaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde.