Diário da Manhã

terça, 24 de dezembro de 2024

Notícias

 Mais recentes

Mostra de Máquinas faz parte das atividades de comemoração do Ano da Agricultura Familiar

08 maio
16:44 2014

Portões do Centro de Eventos ficam abertos até sábado

A 3a. Mostra de Máquinas  e Inventos para Agricultura Familiar expõe no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas/RS, uma centena de equipamentos criados ou adaptados pelos próprios agricultores, até sábado, 10. São 145 inventos  e 30 invenções tecnológicas à disposição do público rural e urbano.  Nesta edição,  a atração está na premiação das cinco melhores máquinas em exposição, que receberão troféus destaque nesta sexta, 9, durante a cerimônia oficial de abertura, marcada para acontecer às 10h30, no palco principal do Centro de Eventos.

O objetivo deste evento está em valorizar a Agricultura Familiar e promover a troca de experiências entre os agricultores. O evento faz parte do calendário oficial do Estado do Rio Grande do Sul, em celebração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A visitação acontece entre as 9h e 18h. O acesso à feira e ao estacionamento são gratuitos.

Mostra Máquinas Agricultura Familiar

A visitação acontece entre as 9h e 18h. O acesso à feira e ao estacionamento são gratuitos.

A primeira palestra

O primeiro palestrante a abrir as discussões técnicas no evento foi o Frei Sérgio Goergen, do Movimento dos Pequenos Agricultores. Ele destacou a o desafio de a mecanização responder a três pontos estratégicos no fortalecimento da Agroecologia: reequilibrar o solo, equilibrar a biodiversidade do entorno, reduzindo o impacto de pragas, e a gestão da água, com sistema de retenção para períodos de seca.

Em sua palestra sobre Máquinas Agrícolas para a Agricultura Familiar: Importância, Histórico e Redução da Penosidade, Frei Sérgio defendeu a necessidade de se ter mais políticas públicas com financiamento e com apoio à pesquisa para o desenvolvimento  de novos equipamentos e mecanização da Agricultura Familiar.

O Café da Manhã

Neste primeiro dia do evento, as instituições promotoras da Mostra, a Embrapa Clima Temperado, a Emater/Rs-Ascar e a Universidade Federal de Pelotas, organizaram um Café da Manhã para imprensa. Os representantes das instituições fizeram uma apresentação da organização geral da feira. O presidente da Emater, Lino de David, lembrou aos profissionais da imprensa regional a rapidez do conhecimento. “Esse avanço não se dá somente nos avanços tecnológicos, mas na eficiência das máquinas que estão ao nosso acesso”, disse. O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, destacou a importância da Mostra para reconhecer o potencial do agricultor, denominado por ele de “agricultor-pesquisador”. E para encerrar, o professor Angelo Vieira dos Reis, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções