Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Mulheres Empreendedoras realizam feira neste final de semana

Mulheres Empreendedoras realizam feira neste final de semana
03 agosto
09:22 2022

Empreender tem sido um desafio e tanto, sobretudo na pandemia quando muitos negócios fecharam as portas. Mas um grupo de 256 mulheres pelotenses atravessou a turbulência, criou alternativas e seguiu mobilizado. Longe dos eventos há dois anos, o Grupo Mulheres Empreendedoras vai expor os produtos numa Feira nos dias 06 a 07 de agosto, no fim de semana, no auditório do Colégio Pelotense com entrada gratuita e uma programação com várias atrações de caráter social.

A feira simboliza uma retomada dos negócios ao público. Cerca de 90 expositoras estarão com estandes de comercialização de plantas suculentas, diversos tipos de artesanato e prestação de serviços em geral, além de sete oficinas de artesanato com vagas limitadas. Outras atrações são convidadas como uma escola profissionalizante que dará instruções nutricionais e testes gratuitos em saúde, além de mateada com fornecimento de erva mate e água quente de graça.  A feira também terá arrecadação de absorventes que serão doados junto à Associação Beneficente Maranata, ligada à Igreja Luterana São João, que faz um trabalho de assistência social e familiar nos bairros de Pelotas.

O grupo “Mulheres Empreendedoras” foi criado em dezembro de 2018 em Pelotas por iniciativa da empresária Sílvia Leão que é artesã. “Nós temos hoje uma lista de espera entre 40 e 50 interessadas querendo fazer parte do nosso grupo”, afirma Sílvia. A interessada deve ser mulher e pequena empreendedora. Nas redes sociais, as integrantes mantém a página “Vitrine Mulheres Empreendedoras”, cujo objetivo é a divulgação de produtos e serviços – um canal alternativo que se fortaleceu porque acabou sendo a solução para a ausência de feiras na pandemia.

     AVANÇOS – Neste ano foi realizada Audiência Pública na Câmara Municipal, proposta pelo vereador suplente Antonio Peixoto (PSD), para discutir formas do poder público apoiar iniciativas como a do grupo Mulheres. Desta audiência foi definida a criação de um Fórum Intersetorial para juntar forças e ir atrás do suporte necessário como cursos, acompanhamento, parcerias e cessão de espaços públicos para a realização de eventos. Desta mobilização surgiu o empréstimo do auditório junto à Secretaria Municipal de. Além disso, atraiu o interesse de um acadêmico em Processos Gerenciais da UFPel que desenvolveu uma pesquisa  para apontar o perfil e as necessidades das empreendedoras.

     SERVIÇO – A Feira das Mulheres Empreendedoras ocorre no dia 06 de agosto, sábado, das 14h às 18h e no dia 07, domingo, das 10h às 18h, no auditório do Colégio Pelotense, na Rua Marcílio Dias, 1597, com acesso pela Avenida Bento Gonçalves e entrada gratuita.  As inscrições nas oficinas ocorrem pelo fone 984126004 (Silvia).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções