Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Município monitora estoques de material para exames com contraste

Município monitora estoques de material para exames com contraste
12 agosto
09:13 2022

Secretaria de Saúde orienta hospitais, rede de Atenção Primária e ambulatórios para avaliação da necessidade de tomografias que necessitam do produto. Ação tem a finalidade de manter estoques para casos de urgência

Prefeitura realiza o monitoramento dos estoques de contraste de hospitais de Pelotas, com a finalidade de garantir que o material não fique indisponível, diante da escassez que já é verificada em diversas partes do mundo. Desde o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde tem se reunido com representantes de casas hospitalares da cidade, além da rede de Atenção Primária e ambulatorial, para acompanhar a situação e remanejar, nos casos necessários, para garantir a realização de exames que utilizam esse produto, principalmente aqueles dos quais dependem as áreas de oncologia e hemodinâmica, consideradas prioritárias. Um grupo de trabalho foi estabelecido para acompanhar esses processos.

Conforme explica a diretora de Atenção Especializada e Hospitalar da SMS, Caroline Hoffmann, os hospitais têm relatado enfrentar dificuldades com as entregas dos fornecedores do contraste, que estão enviando remessas incompletas. “Para garantir que não haja falta do material e que os pacientes que precisam de fato realizar tomografias não sejam prejudicados, estamos fazendo esse esforço”, afirma.

Caroline esclarece ainda que serão adotados alguns protocolos, principalmente na solicitação de exames na rede de Atenção Primária e nos ambulatórios do município, que atendem os pacientes na rede pública e encaminham os pedidos. “Emitimos orientação aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e dos ambulatórios, para que avaliem caso a caso e priorizem solicitar tomografias com contraste apenas quando ela for imprescindível e nenhum outro exame puder substituí-la”, explica a diretora. A SMS reitera que os atendimentos de oncologia e hemodinâmica serão priorizados neste momento, sendo os demais avaliados conforme a situação.

A secretária de Saúde do Município, Roberta Paganini, também frisa que as medidas adotadas são preventivas. “Não há demanda reprimida de pacientes aguardando para realizar tomografia em Pelotas, pois o total que temos contratualizado mensalmente dá conta. Porém, precisamos nos preparar para o caso dessa situação persistir por mais tempo”, destaca. A Prefeitura oferece 1,2 mil tomografias pelo SUS por mês – 700 contratualizadas com os hospitais e 500 pelo programa Saúde Ativa – e tem 1.115 pacientes aguardando para realizá-las, entre pacientes oncológicos e outros que aguardam exame sem contraste.

Roberta diz ainda que, por enquanto, não há falta do produto e os exames continuarão sendo realizados. Os que necessitarem, passarão por um encaminhamento mais detalhado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções