Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

MÚSICA : Auras de esperança às margens da razão

05 maio
09:22 2016

Disco “LokaVida” de Gilberto Isquierdo, baseia-se nas oficinas terapêuticas em unidades de atenção à saúde mental

Por Carlos Cogoy

Visão poético-musical da Reforma Psiquiátrica. Assim Gilberto Isquierdo define o disco “LokaVida”, cujo show de lançamento acontecerá nesta quinta às 20h30min. Como local, o auditório 2 do Centro de Artes (CEARTES/UFPel) – rua Álvaro Chaves 65. No espetáculo, participação dos músicos: Marcio Scheer (teclados e voz); Lyber Bermudez (bateria); Luciano Fagundes (guitarra); Fabricio “Pardal” Moura (baixo); Gil Soares (flauta transversa). Participação especial de Aluisio Rockenbach no acordeon. Apoio: Rádio COM 104.5; Associação dos Usuários e Ex-usuários da Saúde Mental de Pelotas (ASSUMPE); Prefeitura de Jaguarão; Sociedade Independente Cultural de Jaguarão (SIC); CEARTES. Patrocínio de Valcron Ferragem Industrial. ENTRADA FRANCA.

Músico e arteterapeuta Gilberto Isquierdo

Músico e arteterapeuta Gilberto Isquierdo

ARTETERAPIA – Há vinte anos atuando como arteterapeuta em unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Isquierdo tem experiências profissionais nos serviços de saúde mental, oferecidos pelo SUS, em Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande e São Lourenço. No álbum estão dez músicas: “Às margens da razão”; “Auras de esperança”; “Bem querer”; “Divãniando”; “Grito Transcendental”; “Loucos, simplesmente loucos”; “Pra Vincent”; “Rio”; “Só eu sei”; “Utopia em prelúdio”. O músico acrescenta que o projeto envolveu usuários dos serviços de saúde mental. Assim, alguns foram letristas e outros contribuíram com a pintura do cenário para o show. Ele menciona acerca do projeto: “Apresento visão pessoal, reflexiva e artística das práticas terapêuticas desenvolvidas em serviços substitutivos e antimanicomiais de valorização das individualidades. Além disso, também a valorização da produção de saúde e resgate de potencialidades coletivas. Então, o enfoque é a arte como instrumento de reabilitação social. Assim, a produção musical revela visões reais da ‘loucura’, e suas infinitas possibilidades de transformação da vida pelo ato criador de distintos atores da cena cotidiana. No trabalho estão presentes diversos compositores-poetas com distintas visões da loucura, da vida e suas inquietações no universo existencial humano. E destaco a participação de Valder Valeirão, Faride Khader, Carlos Eugênio Costa ‘Vacaria’, Zé Ricardo Costa, Sergio San Martim e o grupo vocal Asas da Liberdade”.

Gilberto Isquierdo discoCOLETIVO – O cenário foi criado coletivamente. De acordo com Isquierdo, a pintura “Traços Transparentes para um Novo Amanhecer”, foi produzida por trinta usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sítio Renascer de Jaguarão. De acordo com o músico, trata-se de mural que mede 2,50mx5,30m.

DISCO “LokaVida” é o quarto de Isquierdo, que já lançou “Campurbano” (2001), “Sons do silêncio” (08), e “Singular” (2012). Natural de Jaguarão, reside em Pelotas há quarenta anos. Na trajetória, formação em artes visuais, habilitação escultura. Ele especializou-se em Atenção Psicossocial na UFPel. Como arteterapeuta, pós-graduação em Curitiba. Além de Pelotas, como informa, durante o ano estará realizando lançamentos em Jaguarão, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Pedro Osório, Piratini, Pinheiro Machado, Rio Grande, Bagé, Camaquã, Caxias do Sul e Porto Alegre. Informações e contatos: (53) 9151.2119. E-mail: [email protected]

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções