Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

NESTA QUARTA : Teste rápido para HIV e Aids

NESTA QUARTA : Teste rápido para HIV e Aids
24 maio
09:50 2022

Nesta quarta-feira (25), ocorre mais uma edição da PrEP Itinerante. Promovido pela Prefeitura de Pelotas, o projeto busca orientar e prevenir a população a respeito do HIV e da Aids. As atividades serão realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Dunas, localizado na avenida Ulysses Guimarães, no bairro Areal, das 13 às 17h.

No dia, as pessoas interessadas poderão realizar teste rápido para identificar o vírus do HIV, receber orientações sobre as formas de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o procedimento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) — método de proteção à infecção pelo HIV, que consiste no consumo diário de um comprimido que prepara o organismo para enfrentar o possível contato com o vírus e evitar o desenvolvimento da Aids.

Segundo a coordenadora da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, Greice Mattos, “PrEP é um método farmacológico relativamente recente e altamente eficaz de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, conseguindo reduzir a probabilidade de infecção. O projeto tem como intuito levar orientação e informação às populações mais vulneráveis que ainda não tiveram acesso ao medicamento.”

A ação é iniciativa da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP) em parceria com a Rede de Equidades da Secretaria Municipal de Saúde e os projetos de extensão “O cuidado é o segredo” do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o “Posithives” do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

SAIBA ONDE FAZER O TESTE

É possível realizar o teste para HIV em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no interior do Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.428, sala 407. É necessário ter em mãos um documento oficial com foto.

O medicamento da PrEP está à disposição da população no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da UFPel, na Faculdade de Medicina, localizada na avenida Duque de Caxias, 250, no Fragata.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções