Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Novo horário é tema de discussão : Agências atendem dispositivo legal e passam a atender das 10h às 15h, mas o assunto ainda tem muito para ser discutido antes de ser esgotado.

Novo horário é tema de discussão :  Agências atendem dispositivo legal e passam a atender das 10h às 15h, mas o assunto ainda tem muito para ser discutido antes de ser esgotado.
03 setembro
09:56 2014
AGÊNCIAS expõem novo horário para informar clientes

AGÊNCIAS expõem novo horário para informar clientes

Desde ontem, as agência bancárias de Pelotas estão funcionando em novo horário. Por força da Lei 6.118/2014 sancionada pela Câmara Municipal, o antigo horário – das 11h às 16h – foi substituído para das 10h às 15h. A Lei que alterou o funcionamento bancário na Princesa do Sul é oriunda de projeto do vereador Ivan Duarte (PT) e foi aprovado no Legislativo por 20 votos favoráveis e 1 contrário.

O tema novo horário dos bancos em Pelotas, no entanto, ainda segue rendendo discussão no Legislativo.  Isso porque o vereador Ânderson Garcia (PTB) apresentou projeto que visa revogar a nova Lei e voltar ao horário anterior.  O projeto de Garcia encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Na sessão de ontem, o vereador Ricardo Santos (PDT) pediu vistas ao projeto para no prazo regimental de cinco dias analisar a proposta e devolvê-la a CCJ. Ou seja: na próxima semana o assunto volta à pauta.

PRESIDENTE do Cipel vê prejuízos ao desenvolvimento com a nova medida

PRESIDENTE do Cipel vê prejuízos ao desenvolvimento com a nova medida

Na sessão de ontem, alguns associados do Sindicato do Comercio Varejista de Pelotas (Sindilojas), contrário ao novo horário, marcaram presença na Câmara na esperança que houvesse a votação da proposta do vereador do PTB. A alegação dos mesmos, que não haviam sido avisados da votação do projeto que se transformou na Lei 6.118/2014 não colou. Foram rebatidos por Duarte que explanou sobre a divulgação de chamamentos para discussão pública da matéria, o que nunca foi atendido pelos empresários. Segundo o vereador, eles (empresários) só resolveram se manifestar quando a Lei entrou em vigor.

SERGIO Cogoy acha que novo horário limita as ações dos empresários

SERGIO Cogoy acha que novo horário limita as ações dos empresários

Que a polêmica vai continuar não há dúvidas. No meio da discussão, as agências bancárias cumprem o que determina a Lei. A medida não é simpática, e desagrada a classe empresarial. “Ela interfere de forma negativa no desenvolvimento da cidade e da região, pois não favorece à produção. É uma medida boa para alguns trabalhadores, mas ruim para a produção, para o comércio”, aponta o presidente do Centro das Indústrias de Pelotas(Cipel), Ricardo Michelon.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas (STTRP), Eder Blank, acredita no contrário. “Em princípio, acredito que o horário vai ser bom, para todos os segmentos sociais que dependem do setor bancário, mas principalmente para os moradores da comunidade da zona rural que chega m cedo na cidade e precisam se livrar o mais rápido possível de seus compromissos para retornar às suas casas”.

VEREADOR Ivan Duarte usa publicações do Diário da Manhã para reforçar tese da ausência de interessados na discussão do projeto

VEREADOR Ivan Duarte usa publicações do Diário da Manhã para reforçar tese da ausência de interessados na discussão do projeto

Na opinião do presidente do Secovi/Zona Sul, Sérgio Cogoy, diminuir o horário de funcionamento dos bancos é limitar às atividades empresariais. Segundo ele, é ruim para todos os setores da economia. “Eu gostaria que voltasse a ser como era antes, anterior ao horário que agora foi alterado, quando os bancos funcionavam das 10h ás 16h. Agora, com certeza vai reduzir os serviços”, salienta.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções