Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Novo mutirão do Hospital Escola incluirá pacientes que aguardam por endoscopia digestiva alta

Novo mutirão do Hospital Escola incluirá pacientes que aguardam por endoscopia digestiva alta
27 setembro
09:15 2021

Nos dias 2 e 16 de outubro ocorre mais uma edição dos mutirões de colonoscopia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Nesta ocasião, serão incluídos pacientes que aguardam por Endoscopia Digestiva Alta, um exame que identifica várias patologias, como esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, tumores no esôfago, estômago e duodeno, úlceras gástricas e a presença da Helicobacter Pylori, bactéria responsável pela maioria dos casos de úlceras e gastrite crônica.

Para essa ação será disponibilizada uma equipe que conta com médicos endoscopistas, médicos residentes em gastroenterologia, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de colaboradores das áreas administrativas e de apoio. “Com a maior oferta de exames, atenderemos uma importante demanda assistencial e os serviços se fortalecem enquanto equipe”, destacou a chefe da Unidade do Sistema Digestivo, Cláudia Soares Costa.

Lançado em novembro de 2020 para atender a demanda de exames reprimida pela pandemia, os Mutirões de Colonoscopia HE UFPel são destinados a pacientes que fazem parte da lista de espera da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Pelotas. O agendamento é feito diretamente pela Prefeitura.

Os mutirões diminuem o tempo de espera pelos exames, permitindo diagnósticos precoces e evitando, por exemplo, a necessidade de procedimentos cirúrgicos de grande porte. A última edição, realizada em agosto e setembro, atendeu 58 pacientes.pital Escola incluirá pacientes que aguardam por endoscopia digestiva alta

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções