Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Oftalmologistas alertam sobre os danos causados por traumas oculares nas festas de final de ano

Oftalmologistas alertam sobre os danos causados por traumas oculares nas festas de final de ano
05 dezembro
19:01 2022

No final de ano os riscos de traumas oculares são potencializados em função das celebrações de Natal e Ano Novo. O uso de fogos de artifício e espumantes produzem, todos os anos, vários casos de lesões graves, como o descolamento da retina e queimaduras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas no mundo perdem completamente a visão em consequência de danos causados por traumas oculares.

Esse trauma pode ser ocasionado por um acidente de pequena ou grande gravidade afetando um ou até mesmo os dois olhos. Batidas e colisões contra o olho são os mais comuns e podem gerar desde um simples arranhão na córnea até um descolamento de retina.

Segundo o vice-presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs), o médico Bruno Schneider, um em cada seis acidentes com fogos de artifício deixam sequelas visuais graves. “ Sabemos que os traumas são mais comuns em homens e jovens. Cerca de 50% das vezes a vítima é uma pessoa que estava assistindo a explosão dos fogos e é atingida inadvertidamente. É importante que se tenha muito cuidado nesses casos, pois a lesão, muitas vezes, causa problemas bastante graves e irreversíveis”, revela.

Os acidentes: O manuseio sem cuidados e em idades não indicadas de fogos de artifício podem provocar queimaduras ao redor ou diretamente nos olhos. Em relação a garrafa de espumante, ao abri-la sem o devido cuidado, a pressão interna da garrafa pode fazer com que a rolha da bebida atinja diretamente o globo ocular.

Esta contusão entre o olho e a rolha, associado à alta energia provocada pela pressão interna do espumante, pode causar uma ruptura ou até mesmo um descolamento agudo da retina.

“ A estrutura ocular é bastante delicada.Quando uma pessoa sofre um acidente com trauma ocular, a relação entre os fluidos produzidos pelo olho é alterada. Assim, se há um aumento na produção e uma dificuldade no escoamento desses fluidos, a pressão intraocular aumenta, e há possibilidade de desenvolver glaucoma”, explica Schneider.

Dicas:

  • Não deixe menores de 18 anos manipularem fogos de artifício é tão pouco o faça em ambientes fechados.
  • Ao abrir um espumante, cubra a rolha com uma toalha e afaste-se da garrafa
  • Só retire o arame da rolha do espumante quando estiver pronto para abri-lo
  • Em caso de queimadura, lavar com água corrente abundantemente
  • Em caso de acidente procurar imediatamente um oftalmologista

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções