ÔNIBUS NOVOS : Pelotas terá 50% da frota do transporte coletivo renovada
Ônibus novos começam a chegar este mês
Com a licitação – pioneira no Município – Pelotas terá 50% da frota do transporte coletivo renovada. Acessibilidade vai aumentar de 30% para 75%
Empresários do Consórcio vencedor da licitação, que vai operar o transporte coletivo urbano em Pelotas a partir do dia 31 de julho deste ano, visitaram esta semana a fábrica da Comil, em Erechim, para acertar os detalhes da vinda para o Município de 25 novos veículos ainda este mês. Até o final de maio, 105 novos ônibus devem estar na cidade para compor a frota pelotense.
O diretor de Transporte da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Paulo Osório, informou que todos estes veículos vão ser equipados com bilhetagem eletrônica e câmeras de vídeo – atendendo especificações do edital de licitação. Os 105 novos ônibus representam metade da frota em circulação. Com a chegada destes veículos, todos acessíveis a cadeirantes, o percentual da frota com acessibilidade vai aumentar de 30% para 75%.
Osório lembra que a frota total de Pelotas será composta por 210: sendo 105 0km (chegam até o final de maio) e os outros 105 são os veículos mais novos da frota atual. A licitação determina que a idade média da frota não ultrapasse os seis anos de uso. “Os ônibus com a pintura nova que já se vê em Pelotas, são os que serão reaproveitados, da frota atual”, explica o diretor.
REVOLUÇÃO
Implantado a partir de 31 de julho, após a licitação promovida pela prefeitura de Pelotas – pioneira no Município –, o novo sistema vai revolucionar o transporte coletivo na cidade. Com regras claras que possibilitam a fiscalização para o cumprimento das exigências pré-determinadas, o sistema será operacionalizado pelo Consórcio formado pelas empresas Santa Rosa, Santa Silvana, São Jorge, Santa Maria, Conquistadora e Laranjal.
Os novos coletivos também terão itens como o GPS, para monitoramento de horários e trajetos, e câmeras, em pontos estratégicos das linhas, para garantir a eficiência da fiscalização e maior segurança.
Outra novidade será a passagem integrada: o usuário poderá pegar mais de um coletivo para chegar ao seu trajeto final com o pagamento de apenas uma passagem.