OPERAÇÃO MAR TERRITORIAL : Marinha, Ibama e BM apreenderam 45 toneladas de peixe em Rio Grande
O comando Ambiental da Brigada Militar, o IBAMA e a Marinha do Brasil apreenderam, durante operação “Mar Territorial”, 45 toneladas de peixes que foram capturados irregularmente em área proibida.
Três embarcações foram abordadas em alto mar pelos navios patrulha Babitonga e Tritão da Marinha do Brasil, por pescar contrariando as normas vigentes.
Os fiscais verificaram via sistema de monitoramento, que as embarcações realizaram atividade de pesca em área não permitida e havia irregularidades em suas redes de pesca. Assim, tanto as embarcações quanto o pescado, foram apreendidos.
Os mestres foram presos em flagrante e indiciados por crime ambiental. Eles ainda terão que pagar multa administrativa que será aplicada pelo IBAMA. Os peixes apreendidos foram destinados ao programa “Mesa Brasil” do SESC.
PESCA PREADATÓRIA – O monitoramento de praia também foi realizado pelas equipes de fiscalização durante a operação e identificou dois encalhes (encalhe de cetáceos), um na praia do Cassino e outro no Albardão, sendo uma Toninha e um filhote de Baleia enrolado em redes de pesca.
Os encalhes geralmente ocorrem na primavera e no verão, principalmente nos meses de novembro e dezembro, coincidentemente, conforme os agentes, “é a época de abertura das temporadas de pesca da corvina, pescada e pescadinha. Muitos animais ficam presos nas redes e morrem afogados, sendo, então, lançados ao mar, com suas carcaças encalhando na praia”.