Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

OPERAÇÃO MAR TERRITORIAL : Marinha, Ibama e BM apreenderam 45 toneladas de peixe em Rio Grande

OPERAÇÃO MAR TERRITORIAL : Marinha, Ibama e BM apreenderam  45 toneladas de peixe em Rio Grande
16 novembro
08:36 2020

O comando Ambiental da Brigada Militar, o IBAMA e a Marinha do Brasil apreenderam, durante operação “Mar Territorial”, 45 toneladas de peixes que foram capturados irregularmente em área proibida.

Três embarcações foram abordadas em alto mar pelos navios patrulha Babitonga e Tritão da Marinha do Brasil, por pescar contrariando as normas vigentes.

Os fiscais verificaram via sistema de monitoramento, que as embarcações realizaram atividade de pesca em área não permitida e havia irregularidades em suas redes de pesca. Assim, tanto as embarcações quanto o pescado, foram apreendidos.

Os mestres foram presos em flagrante e indiciados por crime ambiental. Eles ainda terão que pagar multa administrativa que será aplicada pelo IBAMA. Os peixes apreendidos foram destinados ao programa “Mesa Brasil” do SESC.

Peixes foram doados ao “Mesa Brasil” do SESC

PESCA PREADATÓRIA – O monitoramento de praia também foi realizado pelas equipes de fiscalização durante a operação e identificou dois encalhes (encalhe de cetáceos), um na praia do Cassino e outro no Albardão, sendo uma Toninha e um filhote de Baleia enrolado em redes de pesca.

Os encalhes geralmente ocorrem na primavera e no verão, principalmente nos meses de novembro e dezembro, coincidentemente, conforme os agentes, “é a época de abertura das temporadas de pesca da corvina, pescada e pescadinha. Muitos animais ficam presos nas redes e morrem afogados, sendo, então, lançados ao mar, com suas carcaças encalhando na praia”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções