OUTUBRO ROSA : Hospital Escola com intensa programação
O mês rosa acontece mais uma vez ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, celebrando o cuidado à saúde da mulher e a conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama.
O laço rosa, que simboliza a causa, foi fixado na fachada do hospital. Ainda, em alusão a data, o site do HE ganhou um plano de fundo diferenciado, com diversos lacinhos da causa. Os computadores também foram coloridos pelo rosa, com o fundo de tela com calendário temático em comemoração ao mês.
O Corredor Arte do HE está abrigando desde o dia 21 deste mês a exposição “Mulheres Guerreiras”, composta por 12 fotografias de mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer de mama que acreditam que ações como esta fortalecem física e emocionalmente quem está enfrentado esta batalha. As fotos expostas, do fotógrafo Tiago Kickhöfel, ilustram um Calendário produzido pelo Instituto de Promoção à Saúde da Mulher Buquê de Amor com o objetivo de angariar fundos para causa do câncer de mama.
Algumas ações serão realizadas nos últimos dias de outubro. Dia 24 (sábado), das 15h às 18h, no Shopping Pelotas, acontecerá um evento de conscientização com a presença de profissionais do serviço de Oncologia, Residentes multiprofissionais em saúde Oncológica e membros do Grupo de Humanização. Serão distribuídos flyers informativos, balões rosa, lacinhos símbolo da campanha e alguns brindes da Extractus manipulação e cosméticos.
Hoje, durante a manhã e a tarde, será realizada uma ação de beleza para pacientes do serviço de Oncologia, que ofertará corte de cabelo, sobrancelha, maquiagem e distribuição de lenços. Também haverá, às 14h, uma Oficina de Turbantes com distribuição de lenços para as pacientes. Uma roda de conversa com Oncologistas será proposta às pacientes na sala de ensino III do HE.
Para as trabalhadoras do Hospital Escola, às 11h e às 17h, na sala de ensino III, serão realizadas palestras sobre prevenção do câncer de mama, ministradas pelo Dr. Josayres Buss Cecconi, onde também serão distribuídos flyers e laços.
Campanhas como essa, além de conscientizarem a população sobre a causa, buscam levar conforto para quem está lutando contra a doença. Para colaborar, doações de lenços e turbantes estão sendo recebidas no serviço de Oncologia do HE, rua Professor Araújo, 538.