Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Palácio das Misérias na Feira do Livro

04 novembro
09:08 2016

Nesta sexta-feira a partir das 19h, professor e escritor Caiuá Cardoso Al-Alam (Unipampa/Jaguarão), estará autografado novo livro. À Feira do Livro na Praça Cel. Pedro Osório,  ele estará lançando “Palácio das Misérias – populares, delegados e carcereiros em Pelotas (1869/1889)”. O livro pode ser adquirido no Sebo Icária.

Palácio das Misérias capa.jpgIDEIA – O autor divulga sobre a pesquisa: “Nesse trabalho objetivei identificar e analisar as práticas, os trabalhadores e os administradores das instituições de policiamento e prisão na cidade de Pelotas, entre os anos de 1869 e 1889, no contexto pós-guerra do Paraguai. Igualmente, procurei traçar uma história social das instituições, percebendo o perfil dos trabalhadores do policiamento, dos presos e policiados. Dentro disso, tentei perceber os projetos políticos que estavam em disputa através das discussões e problemáticas levantadas em torno das atividades destas instituições de policiamento, reconhecendo os grupos políticos e seus vínculos. Foi inevitável observar a cidade de Pelotas e seus moradores, principalmente através das fontes policiais, buscando mapear as relações sociais construídas entre os últimos com a primeira”.

AUTOR – Doutor em história pela PUC/RS, Caiuá publicou “A Negra Forca da Princesa: Polícia, Pena de morte e Correção em Pelotas (1830/1857)”, em 2008, e “Os calhambolas do general Manoel Padeiro: práticas quilombolas na Serra dos Tapes” (RS, Pelotas, 1835), em 2013.

(C0G0Y)

Comentários ()

Seções