Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Paralisação do Judiciário

14 maio
10:33 2015

Hoje os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul fazem paralisação e ato público. A concentração será às 14h30min, nas varas trabalhistas de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432); depois, os servidores devem seguir em caminhada até o Tribunal Regional do Trabalho, na esquina das avenidas Praia de Belas e Ipiranga.

A atividade é convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no RS (Sintrajufe/RS), que representa servidores das justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar em todo o estado. Os servidores buscam a aprovação do projeto de reposição salarial da categoria, que já passou pela Câmara dos Deputados e está agora sendo apreciado no Senado Federal (PLC 288/15). No entanto, a presidente Dilma Rousseff tem manifestado contrariedade ao projeto, não negociou os valores que viabilizem sua implementação e está instruindo a bancada governista a impedir a aprovação da matéria.

O governo promove ajuste fiscal cortando direitos trabalhistas e previdenciários, aumentando tarifas, mas é importante lembrar que, no final de 2014, aprovou o reajuste dos maiores salários da República (dos ministros do STF, de magistrados, de procuradores da República, da presidente da República, de deputados e senadores). Não esquecendo que, também em 2014, os juízes receberam, além de aumento salarial, auxílio-moradia, no valor que pode chegar a R$ 4.377,73 por juiz.

Enquanto isso, os servidores do Judiciário estão sem reajuste salarial há mais de nove anos, acumulando perdas salariais que chegam a quase 50%.

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções