Pelotas apresenta crescimento no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira
Pelotas apresentou crescimento no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), passando de 4,3 em 2019 para 4,6 em 2021. O estudo, que está na sua quarta edição, analisa as oportunidades de educação de qualidade oferecidas a crianças e adolescentes de todos os níveis de ensino, pertencentes às redes educacionais municipais, e se relaciona diretamente ao desenvolvimento educacional desses jovens (foto).
Esse crescimento vem sendo registrado desde 2015, quando o índice de Pelotas era de 3,8 e passou a ser 4 em 2017. De acordo com a secretária de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, o Município dispõe de várias ações para viabilizar uma educação de qualidade que proporcione um acompanhamento ao desenvolvimento individual do aluno, a fim de expandir seus conhecimentos e aptidões. Essas iniciativas influenciam esse aumento gradual do IOEB.
A plataforma Busca Ativa Escolar, por exemplo, tem como objetivo buscar e manter alunos nos espaços escolares, evitando a evasão escolar. Para casos de multirrepetência, existe o projeto Construindo Saberes, estratégia que integra o Pacto Pelotas pela Paz, que busca reduzir os índices de distorção entre idade e ano dos alunos e facilitar a aprendizagem. Já a Educação Socioemocional, também pertencente ao Pacto, busca desenvolver habilidades socioemocionais, o que reflete na aprendizagem e no crescimento pessoal, e promove a cultura da paz.
Além disso, alguns programas federais foram adotados pela Prefeitura, dentre eles, o Tempo de Aprender, voltado para os anos iniciais, e o Brasil na Escola, para os anos finais. Também vale destacar as atividades promovidas pela Smed de formação continuada para os professores da rede municipal, para desenvolver dinâmicas e estratégias de qualidade a serem passadas aos estudantes.
Sobre o IOEB
O IOEB é desenvolvido a cada dois anos pela Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com as consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social – Estratégia e Gestão, utilizando informações de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2021, Censo Escolar de 2019 e Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), também de 2019.
Indicadores de resultado educacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Ideb), taxa de matrícula no Ensino Médio, escolaridade dos professores e escolaridade média dos pais são alguns dos fatores avaliados.
ÍNDICES DE PELOTAS
* 2015: 3,8
* 2017: 4
* 2019: 4,3
* 2021: 4,6