Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Pelotas apresenta crescimento no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

Pelotas apresenta crescimento no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira
29 outubro
09:10 2021

Pelotas apresentou crescimento no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), passando de 4,3 em 2019 para 4,6 em 2021. O estudo, que está na sua quarta edição, analisa as oportunidades de educação de qualidade oferecidas a crianças e adolescentes de todos os níveis de ensino, pertencentes às redes educacionais municipais, e se relaciona diretamente ao desenvolvimento educacional desses jovens (foto).

Esse crescimento vem sendo registrado desde 2015, quando o índice de Pelotas era de 3,8 e passou a ser 4 em 2017. De acordo com a secretária de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, o Município dispõe de várias ações para viabilizar uma educação de qualidade que proporcione um acompanhamento ao desenvolvimento individual do aluno, a fim de expandir seus conhecimentos e aptidões. Essas iniciativas influenciam esse aumento gradual do IOEB.

A plataforma Busca Ativa Escolar, por exemplo, tem como objetivo buscar e manter alunos nos espaços escolares, evitando a evasão escolar. Para casos de multirrepetência, existe o projeto Construindo Saberes, estratégia que integra o Pacto Pelotas pela Paz, que busca reduzir os índices de distorção entre idade e ano dos alunos e facilitar a aprendizagem. Já a Educação Socioemocional, também pertencente ao Pacto, busca desenvolver habilidades socioemocionais, o que reflete na aprendizagem e no crescimento pessoal, e promove a cultura da paz.

Além disso, alguns programas federais foram adotados pela Prefeitura, dentre eles, o Tempo de Aprender, voltado para os anos iniciais, e o Brasil na Escola, para os anos finais. Também vale destacar as atividades promovidas pela Smed de formação continuada para os professores da rede municipal, para desenvolver dinâmicas e estratégias de qualidade a serem passadas aos estudantes.

Sobre o IOEB

O IOEB é desenvolvido a cada dois anos pela Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com as consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social – Estratégia e Gestão, utilizando informações de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2021, Censo Escolar de 2019 e Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), também de 2019.

Indicadores de resultado educacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Ideb), taxa de matrícula no Ensino Médio, escolaridade dos professores e escolaridade média dos pais são alguns dos fatores avaliados.

ÍNDICES DE PELOTAS

* 2015: 3,8

* 2017: 4

* 2019: 4,3

* 2021: 4,6

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções