Pelotas está perdendo a Delegacia da Susepe
Delegado foi notificado pelo órgão estadual para desocupar o prédio da sede em 120 dias. Instituição vai para outro município da Região. Iniciada mobilização para solucionar o impasse
A situação financeira do Estado e os cortes de gastos do Governo Gaúcho podem fazer com que a sede da 5ª Delegacia Penitenciária Regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) seja transferida de Pelotas para outro município da região.
O Delegado Penitenciário, Hamilton Fernandes, foi notificado com prazo máximo de 120 dias para que o local, onde funciona, atualmente, a Delegacia Regional, na avenida Bento Gonçalves, entre as ruas Santa Cruz e Gonçalves Chaves, seja desocupado.
Fernandes explica que todos os funcionários que atuam na Delegacia residem no município, o que acarretaria em outros problemas. “Além de ter a questão da logística, pelo fato de que o Presídio Regional é em Pelotas, também temos a questão humana porque com a possível transferência da Delegacia todos os servidores teriam que se deslocar para outra cidade”, afirma Hamilton. Ele ressalta também que o momento é de mobilização e de união de forças para não perder a Delegacia.
Procurado pelo Delegado Penitenciário Regional, o vereador Vitor Paladini apresentou duas possíveis soluções para a situação. A primeira seria o intermédio junto a Prefeitura Municipal para solicitar a disponibilidade de um espaço para a Delegacia Regional. E a segunda, a busca de um prédio do próprio Governo do Estado para destinar à Susepe. “Ao tomar conhecimento desta situação, buscamos propor alternativas. Não podemos perder essa referência para outra cidade”, afirmou Paladini.
Após a realização de reuniões junto ao Poder Executivo Municipal e a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, ficou acertado que a Delegacia Regional irá requerer, junto ao Governo do Estado, a cedência de salas que não estão sendo utilizadas na Escola Técnica Estadual João XXIII, localizada na rua Sete de Setembro, no centro da cidade, para a instalação da Delegacia Regional. Hamilton tentará também expandir o prazo de desocupação do atual prédio para viabilizar uma alternativa em tempo hábil.