Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Pelotas sedia Caravanas do Esporte e das Artes até quinta-feira

08 maio
08:50 2019

O direito de toda criança brincar, ter acesso à arte, à cultura e ao esporte norteia o trajeto das Caravanas do Esporte e das Artes por cidades de todo o Brasil. Depois de passar por mais de 150 municípios das cinco regiões do país, o projeto – fruto da união do Instituto Esporte e Educação e o Instituto Mpumalanga – desembarcou em Pelotas nesta terça-feira (7), no Estádio Boca do Lobo. Esta é a segunda cidade gaúcha que integra o roteiro da iniciativa, ao longo dos seus 15 anos de história.

Prefeita acompanhou o primeiro dia do projeto, que promove a imersão de crianças e jovens no universo da cultura e do esporte

Prefeita acompanhou o primeiro dia do projeto, que promove a imersão de crianças e jovens no universo da cultura e do esporte

prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o primeiro dia do evento, que segue até quinta-feira (9) com o apoio da Prefeitura, e interagiu com centenas de crianças que participavam das atividades esportivas e artísticas, totalmente gratuitas, promovidas pela equipe das Caravanas. O projeto conta com a atuação de, aproximadamente, 30 profissionais voluntários (entre produção, artistas, professores e convidados) e recebe a parceria de instituições como ESPN, Unicef, Disney, Kroton e CMPC Celulose Riograndense – empresa que incentivou a vinda da iniciativa a Pelotas.

Poder transformador  

“Um presente para os pelotenses”. Desta forma, a prefeita descreveu a oportunidade de integrar crianças e jovens em momentos de descontração, alegria e cultura.

“Não tem nada mais transformador do que o esporte e a arte. Esse é o caminho para mudar o mundo: envolver a nossa gurizada em coisas positivas, que nos levem a um futuro de paz e integração”, reforçou.

A prefeita também lembrou que as Caravanas se inserem no cenário de mobilização social incentivado pelo Pacto Pelotas pela Paz – projeto de segurança pública municipal, que envolve poder público, instituições, empresas e sociedade em um esforço coletivo: promover a cultura de paz e impactar na redução da criminalidade do município.

07.05.2019 - Prefeita Paula Mascarenhas participa da abertura da Caravana do Esporte e da Arte, na Boca do Lobo - Foto: Gustavo VaraMais arte e esporte

Duas tendas para expressão artística, espaços para a prática de modalidades esportivas (futebol, vôlei, basquete, tênis, artes marciais, entre outros) e um cinema serão disponibilizados para a criançada até quinta, com a apresentação de clássicos da Disney. Todas as escolas municipais, estaduais, particulares, assistenciais e especiais estão convidadas a participar.

Também há programação noturna com sessões de filmes gratuitas, a partir das 19h30min, voltadas à comunidade em geral que é fã das produções da companhia.

Ao final de cada exibição, dois dos personagens mais queridos do público, Mickey e Pateta, aparecem para animar a atividade. O cinema noturno será realizado nesta terça e na quinta (9); 400 vagas serão oferecidas em cada dia e o indicado é estar presente 30 minutos antes de começar o filme, a fim de garantir a entrada, que será organizada por ordem de chegada.

Presidente do Esporte Clube Pelotas – que apoiou a iniciativa ao sediá-la e, ainda, disponibilizando transporte –, Gilmar Schneider, mostrou-se surpreso com a dimensão da atividade. “É muito melhor do que esperávamos. Que mais ideias boas como esta cheguem sempre à cidade”, afirmou.

07.05.2019 - Prefeita Paula Mascarenhas participa da abertura da Caravana do Esporte e da Arte, na Boca do Lobo - Foto: Gustavo VaraConhecimento multiplicado

Professores e estudantes da cidade também recebem a atenção do evento; 160 profissionais serão capacitados nas metodologias ‘Viva com Arte’, do Instituto Mpumalanga, e ‘Esporte Educacional’, do Instituto Esporte e Educação. As aulas serão ofertadas na Igreja São João, também apoiadora da iniciativa. Entre as presenças ilustres que vão interagir com os pelotenses, o professor renomado na área da Educação Física, João Batista Freire, e a atleta Sarah Menezes – primeira mulher brasileira a conquistar o ouro olímpico no judô feminino.

07.05.2019 - Prefeita Paula Mascarenhas participa da abertura da Caravana do Esporte e da Arte, na Boca do Lobo - Foto: Gustavo VaraParticipações especiais

Na noite desta quarta (8), o Show da Caravana, a partir das 19h30min promete integrar os participantes em atrações animadas e divertidas, com a participação da presidente do Instituto Esporte e Educação, Ana Moser – considerada uma das maiores atacantes da história do voleibol brasileiro; e de Chico Teixeira – cantor, compositor brasileiro e filho do artista Renato Teixeira.

Na Caravana das Artes, as tendas de música, dança e cinema receberão convidados especiais. Daiana Traversa, atriz da série de televisão “Morko y Mali”, da Disney Junior, visitará as crianças e estará no Cinema da Caravana para fotos. Já a cantora e compositora Luciana Oliveira participará com os alunos das oficinas musicais.

07.05.2019 - Prefeita Paula Mascarenhas participa da abertura da Caravana do Esporte e da Arte, na Boca do Lobo - Foto: Gustavo VaraO secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa; o diretor de Desporto, Sérgio Ferreira; o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da CMPC Celulose Riograndense, Daniel Ramos; e a diretora da Faculdade Anhanguera de Pelotas, Betania Damati, também acompanharam a atividade nesta terça. A Caravana do Esporte tem patrocínios da CMPC, Itaú, Rede, EDP e Alcoa, por meio da Lei do Incentivo ao Esporte, e a Caravana das Artes conta com patrocínios da CMPC, Anhanguera, Rede, EDP, Otis e GTM, por meio da Lei Rouanet.

Fotos: Gustavo Vara/Ascom

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções